Tecnologia

Envelhecimento da população estimula criação de carros autônomos

Carros autônomos ajudarão a reduzir acidentes provocados por cidadãos da terceira idade, diz Toyota

Carro Google (Divulgação)

Carro Google (Divulgação)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 21 de outubro de 2013 às 13h41.

O envelhecimento da população em países da Ásia e EUA estimulam a produção de carros autônomos, segundo a Toyota. Empresas como Google, Toyota, GM e Mercedes-Benz desenvolvem esse tipo de veículo.

"Cidadãos da terceira idade estão frequentemente envolvidos em acidentes de trânsito", disse Moritaka Yoshida, diretor de tecnologia de sistemas de segurança da Toyota."Entretanto, um crescente número de acidentes é causado por esses motoristas."

O Japão tem uma das populações que envelhecem mais rapidamente e entre as 4.411 pessoas que morreram no trânsito no ano passado, mais da metade (2.264) tinha 65 anos ou mais, segundo dados da Agência Policial Nacional.

"O auxílio ao motorista e a tecnologia de direção autônoma definitivamente irão ajudar a estimular a demanda de veículos para terceira idade, garantindo que dirigir pode ser seguro", afirmou Zhou Lei, gerente sênior e consultor da Deloitte Tohmatsu Consulting, de acordo com a Bloomberg.

"O que acontece no Japão também acontecerá nos EUA e especialmente em países emergentes, como a China, e a demanda será enorme."

Como mais de 90% dos acidentes são causados por erros humanos, essa tecnologia pode ser crucial para a segurança da população, disseram executivos da GM em uma conferência em Tóquio, Japão, na semana passada, segundo a Bloomberg.

O psicólogo Dr. Graham Hole, da Universidade de Sussex, publicou trabalhos sobre a psicologia na condução. Ele afirma que normalmente as pessoas têm uma visão "inflada" de suas próprias habilidades no volante, tanto que a maioria dos motoristas pensa que é melhor do que os demais - algo que frequentemente causa brigas e acidentes.

Projetos - O Google já possui um protótipo de carro autônomo em fase de testes, com previsão de lançamento para 2015. Já a Toyota informa que seus veículos robóticos estarão nas ruas do Japão a partir de 2015, enquanto a Nissan e a GM trarão os seus para o mercado em 2020.

Além disso, outras órgãos também investem nesse segmento, como é o caso do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Sistemas Embarcados Críticos (INCT-SEC). Na próxima terça-feira (22), os criadores do projeto farão um teste em vias públicas de um veículo inteligente, em São Carlos (SP).

 

//www.youtube.com/embed/mbGolbJu4Mk

 

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaCarrosINFORobóticaVeículos

Mais de Tecnologia

Google cortou 10% dos cargos executivos ao longo dos anos, diz site

Xerox compra fabricante de impressoras Lexmark por US$ 1,5 bilhão

Telegram agora é lucrativo, diz CEO Pavel Durov

O futuro dos jogos: Geração Z domina esportes eletrônicos com smartphones e prêmios milionários