Tecnologia

Entenda como o aquecimento global irá afetar o gosto da cerveja

As secas geradas pelo aquecimento global irão interferir na qualidade dos grãos, como a cevada usada na cerveja

cerveja (sxc.hu)

cerveja (sxc.hu)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de abril de 2014 às 12h46.

As mudanças climáticas irão alterar muitas coisas na Terra. Mas o que muita gente não imagina é que o aquecimento global pode mexer também com o preço e a qualidade da cerveja. Quem chegou a essa conclusão foi o estudante de doutorado Peter Gous, que está preocupado com os efeitos do clima na produção da cerveja.

O estudante resolveu investigar o caso pela Universidade de Queensland, na Austrália. Seu objetivo foi testar como a falta de água pode afetar a qualidade dos grãos de cevada. O estudo foi publicado no periódico científico Journal of Cereal Science.

Gous acredita que o amido dentro dos grãos de cevada cultivados com pouca água é diferente do amido de grãos de cevada bem regados. A cevada que cresce com pouca água tem uma espécie de estresse hídrico, o que muda a estrutura do amido.

A partir dessa descoberta, Gous levantou a hipótese de que, no futuro, será mais difícil consumir uma cerveja de qualidade. Isso porque as mudanças climáticas irão tornar as secas mais frequentes e mais severas em todo o mundo. Isso pode afetar a qualidade dos grãos, como a cevada usada na cerveja.

Isso significa que os consumidores terão que pagar mais por uma cerveja com a mesma qualidade de hoje. "Se você perguntar a qualquer cervejeiro, a qualidade do amido e a fermentação afetam o gosto da cerveja", disse em entrevista ao Brisbane Times. “Ao invés de pagar 5 dólares para uma cerveja, por exemplo, você irá pagar de 15 a 20 dólares para consumir uma cerveja com a mesma qualidade e quantidade de hoje”.

Felizmente, parece que existe uma solução para esse problema. Gous e seus colegas descobriram que existe uma nova variedade de cevada resistente à seca, mas que mantém a qualidade original. Essa nova cevada é chamada de "stay-green".

Variedades como essa poderiam ajudar a manter a qualidade do grão estável, mesmo em um mundo mais propenso à seca, segundo Gous. Especialistas já imaginam que a criação e o crescimento de novas variedades de culturas serão uma forma que a agriculta terá para se adaptar às mudanças climáticas no futuro.

Acompanhe tudo sobre:Aquecimento globalbebidas-alcoolicasCervejasClimaINFOMudanças climáticas

Mais de Tecnologia

Apagão cibernético afetou 8,5 milhões de computadores da Microsoft

Uber apresenta instabilidade no app nesta sexta-feira

Zuckerberg diz que reação de Trump após ser baleado foi uma das cenas mais incríveis que já viu

Companhias aéreas retomam operações após apagão cibernético

Mais na Exame