Tecnologia

Empresas tecnológicas do Brasil buscam se instalar em Portugal

Novo Centro de Negócios estará disponível a partir de janeiro e "foi pensado para as empresas que queiram se instalar na Europa"

Tecnologia: objetivo é propiciar o assentamento de empresas tecnológicas do Brasil (racheocity / Flickr)

Tecnologia: objetivo é propiciar o assentamento de empresas tecnológicas do Brasil (racheocity / Flickr)

E

EFE

Publicado em 7 de novembro de 2016 às 09h40.

Fundão - Um total de 35 empresas tecnológicas assentadas no Brasil se interessaram nas últimas semanas nas instalações do novo Centro de Negócios de Fundão (Portugal), graças a um acordo que esta cidade assinou com Campinas (São Paulo).

Segundo explicou nesta segunda-feira à Agência EFE o prefeito de Fundão, Paulo Fernandes, este novo Centro de Negócios estará disponível a partir de janeiro e "foi pensado para as empresas que queiram se instalar na Europa".

"O objetivo é propiciar o assentamento de empresas tecnológicas do Brasil, que queiram investir em Portugal como porta de entrada na Europa", argumentou Fernandes.

O centro contará, além disso, com uma sede administrativa em uma zona empresarial e de negócios situada no Parque das Nações de Lisboa, junto ao aeroporto, onde a Prefeitura de Fundão investirá 150 mil euros a fim de prestar serviços também às empresas do Brasil que queiram desenvolver seu modelo de negócio em Portugal.

Paulo Fernandes explicou que esta iniciativa se consolidou em outubro, durante uma viagem de trabalho a Campinas na qual assinou um acordo de cooperação com esta cidade para propiciar que empresas tecnológicas dessa zona se instalassem também em Portugal.

Desde então, "são muitas" as empresas brasileiras que já mostraram ao prefeito de Fundão a intenção de "se internacionalizar".

Na cidade de Campinas, uma das zonas de maior renda per capita do Brasil, há mais de mil empresas tecnológicas que desenvolvem todos os tipos de softwares e "é conhecida como a Vale do Silício do Brasil", lembra Paulo Fernandes.

Fruto do convênio de parceria entre ambas cidades, que terá uma vigência de três anos, também foi iniciada uma plataforma para a transferência do conhecimento entre empresas "startup" de ambos territórios.

Acompanhe tudo sobre:Empresas brasileirasPortugal

Mais de Tecnologia

Irã suspende bloqueio ao WhatsApp após 2 anos de restrições

Qualcomm vence disputa judicial contra Arm e poderá usar licenciamentos da Nuvia

China constrói 1.200 fábricas inteligentes avançadas e instala mais de 4 milhões de estações base 5G

Lilium, de aviões elétricos, encerra operações após falência e demissão de 1.000 funcionários