Tecnologia

Empresas espanholas cruzam o Atlântico em um clique

Na era das novas tecnologias, a distância no mundo empresarial ficou reduzida a um clique


	Internet: muitas empresas espanholas têm se interessado em desenvolver seus negócios na América Latina sem necessidade de abandonar seu país
 (Getty Images)

Internet: muitas empresas espanholas têm se interessado em desenvolver seus negócios na América Latina sem necessidade de abandonar seu país (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de fevereiro de 2014 às 09h38.

São Paulo - Na era das novas tecnologias, a distância no mundo empresarial ficou reduzida a um "clique", uma circunstância que fez com que muitas empresas espanholas tenham se interessado em desenvolver seus negócios na América Latina sem necessidade de abandonar seu país.

Um exemplo disso é Habitissimo, uma empresa com nome de origem maiorquina e "espírito de "startup" que optou por atravessar um oceano físico, o Atlântico, através de uma viagem virtual que os levou a países como Brasil, México, Chile, Colômbia e Argentina, entre outros.

Com sede em Palma de Mallorca, a empresa "jovem" nascida em 2009 se encarrega da Espanha de pôr em contato através de internet pessoas que querem realizar obras ou reformas em sua casa ou local comercial com profissionais da região na qual se encontram.

O cliente, por sua parte, pode receber até quatro orçamentos sem nenhum tipo de custo.

"Em nossa empresa temos 70 trabalhadores de diferentes partes do mundo convivendo no mesmo espaço. Os brasileiros por exemplo se encarregam (desde Palma de Mallorca) de fazer os contatos necessários no Brasil", explicou à Agência Efe o catalão Jordi Ber, cofundador da empresa.

Ber está em São Paulo com o objetivo de analisar com profundidade o mercado do país.

O Brasil, onde a companhia tem cerca de dois mil clientes, representa para a Habitissimo 50% dos orçamentos administrados pela companhia nos oito países onde atuam atualmente (Espanha, Itália, Turquia, México, Chile, Argentina e Colômbia).


"Em relação à América Latina, o Chile é um dos países mais avançados quanto ao uso da internet, seguido do Brasil, enquanto que o México, por exemplo, está dois anos atrás", acrescentou Ber, que há cinco anos fundou a empresa junto com o argentino Martín Caleau.

Ambos destacaram os benefícios econômicos que dignificam tramitar uma empresa do mesmo lugar e sem necessidade de se deslocar fisicamente, além das vantagens burocráticas que outorga, sobretudo levando em conta as dificuldades em alguns países como o Brasil.

"Essa é uma das virtudes de internet. Temos a tecnologia, por isso vamos crescendo à medida que o mercado o necessita. Para cobrir a área do Brasil, começamos com um estagiário e agora são 15 funcionários", comentou Caleau.

Através de internet, os clientes da Habitissimo não só podem encontrar, sem nenhum tipo de custo, o orçamento que melhor se acopla a suas necessidade, mas, além disso, tem a possibilidade de valorizar o trabalho dos serviços realizados, uma qualificação que posteriormente ajuda a novos usuários a realizar suas escolhas.

"Incorporamos as opiniões, o que ajuda muito na hora da escolha. Estamos falando do TripAdvisor das obras e das reformas", sustentou Ber, que destacou também que buscam que o trabalhador se sinta "em casa" dentro da empresa.

Como essa empresa de raízes catalãs e argentinas, muitas outras companhias espanholas optaram por levar seu trabalho a outros lugares do mundo sem necessidade de se deslocar de seu país de origem, sobretudo em um momento no qual a era das novas tecnologias não vê fronteiras.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasInternet

Mais de Tecnologia

Apagão cibernético afetou 8,5 milhões de computadores da Microsoft

Uber apresenta instabilidade no app nesta sexta-feira

Zuckerberg diz que reação de Trump após ser baleado foi uma das cenas mais incríveis que já viu

Companhias aéreas retomam operações após apagão cibernético

Mais na Exame