Tecnologia

Empresa da tecnologia na linha do gol na Copa é definida

Fifa define empresa da tecnologia na linha do gol

trave gol (Getty Images)

trave gol (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2013 às 12h31.

A Fifa comunicou nesta quinta-feira (10) que definiu a empresa que fornecerá e implementará nos estádios o sistema tecnológico para detectar se a bola ultrapassou a linha do gol na Copa do Mundo de 2014. Será a empresa alemã GoalControl GmbH, que também será usada no Mundial de Clubes deste ano, no Marrocos, em dezembro. 

O sistema tecnológico da GoalControl já havia sido utilizado na Copa das Confederações, e a Fifa considerou o seu funcionamento um êxito, mesmo que nenhum lance duvidoso tenha sido registrado durante a disputa do torneio, em junho, realizado no Brasil. 

A GoalControl venceu em abril o processo de seleção para a Copa das Confederações e a Copa do Mundo, mas a presença no Mundial de 2014 dependia do desempenho no evento-teste. 

"Embora não tenha ocorrido nenhum incidente que necessitasse da tecnologia para determinar se a bola ultrapassou ou não a linha, o sistema atendeu todos os requisitos exigidos pela Fifa e sinalizou os 68 gols do torneio corretamente. O mais importante, porém, é que houve um alto nível de satisfação entre os árbitros", explicou a Fifa.

O uso do GoalControl-4D no Brasil e no Marrocos agora só depende de um teste de instalação final em cada um dos estádios onde o sistema será adotado, que será realizado por uma instituição independente - antes do início dos jogos, os árbitros também realizarão testes, de acordo com os procedimentos operacionais aprovados pela International Board. Assim, o próximo passo da Fifa é, junto com a GoalControl, definir o cronograma de instalação para cada um dos torneios.

A adoção da tecnologia visa acabar com a possibilidade de dúvidas em lances no qual o olho humano dos árbitros não é capaz de acompanhar a bola. Na Copa do Mundo de 2010, a bola ultrapassou a linha do gol em uma finalização de Frank Lampard, em duelo entre Inglaterra e Alemanha, mas a arbitragem não viu que ela entrou, causando polêmica.

As informações são da Agência Estado

Acompanhe tudo sobre:Copa do MundoEsportesFifaFutebolINFO

Mais de Tecnologia

ServiceNow lida com crise e saída de COO em meio a expectativas de balanço positivo

CrowdStrike dá vale-presente de US$ 10 a funcionários que resolveram apagão cibernético

CEO do Spotify confirma que assinatura "deluxe" com áudio de alta fidelidade chegará em breve

CrowdStrike: o bug em mecanismo de segurança que causou o apagão cibernético

Mais na Exame