Tecnologia

MELHORES E MAIORES 50 anos: em 1996, inflação em baixa e tecnologia em alta

No mesmo ano de baixa recorde dos índices inflacionários, novidades tecnológicas chegavam ao mercado e garantiam o crescimento das empresas ligadas ao setor

Em 1977, a Semp se uniu à japonesa Toshiba (Kiyoshi Ota/Bloomberg/Getty Images)

Em 1977, a Semp se uniu à japonesa Toshiba (Kiyoshi Ota/Bloomberg/Getty Images)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 28 de julho de 2023 às 14h13.

Última atualização em 15 de agosto de 2023 às 15h34.

Após anos de convívio com o problema da hiperinflação, em que os preços de muitos produtos eram remarcados diariamente no supermercado, em 1996 os brasileiros tiveram uma boa notícia: a menor taxa de inflação registrada desde 1957: apenas 6% no primeiro semestre. O controle inflacionário era reflexo direto do plano de estabilização econômica implementado dois anos antes, o real.

No meio da década de 90, a internet dava os seus primeiros passos, os telefones celulares ainda eram muito precários se comparados aos modelos atuais e a inteligência artificial (I.A.) era algo que só existia nas telas de cinema. Mesmo assim, era um período de muitas transformações tecnológicas e as novidades não paravam de chegar às prateleiras das lojas e magazines.

Não à toa, uma empresa de tecnologia, a Semp Toshiba, foi a grande vencedora do prêmio MELHORES E MAIORES. A companhia, cujas origens remontam à década de 40, apresentava diversas novidades no mercado, como as primeiras televisões de grandes dimensões e os primeiros aparelhos de som com CD player. O disco de CD físico ainda era a forma mais moderna e popular de as pessoas ouvirem música.

Em 1994, a empresa apresentou seu aparelho de fax, que hoje pode parecer algo bastante ultrapassado, mas na época causava imenso furor para a transmissão instantânea de textos e documentos em imagens. Ainda na década de 1990, a Semp Toshiba criou uma divisão de informática, que fabricava os primeiros computadores portáteis do país.

Até chegar à premiação, foi um longo caminho. A empresa nasceu em 1942, em São Paulo, e era chamada de Semp. A principal atividade era a fabricação de receptores para rádios. Na década de 50, com a inauguração da TV no Brasil, passou a fabricar aparelhos de televisão e aparelhos de rádio que se tornaram bastante populares, como o modelo “capelinha”, por causa do formato que lembrava uma igreja.

Em 1977, a Semp se uniu à japonesa Toshiba, dando início à marca Semp Toshiba. A parceria rendeu bons frutos e muitos prêmios, como o MELHORES E MAIORES, até 2016, quando a Toshiba deixou a sociedade. Posteriormente, a Semp se uniu à chinesa TCL, dando início à Semp TCL, uma das grandes empresas atuais do setor de tecnologia.

Se na área econômica os brasileiros tiveram boas notícias, na cultura o ano de 1996 foi marcado pela morte de Renato Russo, líder da banda Legião Urbana. Ainda em 1996 ocorreu o trágico desparecimento da banda Mamonas Assassinas, cujos integrantes morreram em um acidente de avião, na Grande São Paulo.

Acompanhe tudo sobre:Melhores e Maiores

Mais de Tecnologia

ServiceNow lida com crise e saída de COO em meio a expectativas de balanço positivo

CrowdStrike dá vale-presente de US$ 10 a funcionários que resolveram apagão cibernético

CEO do Spotify confirma que assinatura "deluxe" com áudio de alta fidelidade chegará em breve

CrowdStrike: o bug em mecanismo de segurança que causou o apagão cibernético

Mais na Exame