Tecnologia

Elon Musk diz que acidente com foguete da SpaceX foi um "grande golpe"

Durante uma conferência, o CEO da SpaceX falou pela primeira vez sobre o acidente com o Falcon 9

elon musk (Getty Images)

elon musk (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de julho de 2015 às 10h05.

Pela primeira vez desde a explosão do foguete Falcon 9 na semana passada, Elon Musk falou sobre o que o acidente representou para sua empresa de exploração espacial. Na manhã desta terça-feira (7), ele falou durante uma conferência internacional sobre pesquisa e desenvolvimento espacial em Boston, afirmando que "o acidente foi um grande golpe na SpaceX." 

O próximo lançamento da Falcon 9 foi adiado até que a SpaceX consiga resolver o problema que causou a falha da semana passada. O fundador da empresa não entrou em detalhes sobre o acidente. "Sei que tem gente da imprensa na plateia", brincou Musk. "Não quero dizer algo que pode se tornar um mal-entendido sobre a situação no futuro."

O CEO da SpaceX afirma não entender direito o que causou o problema na Falcon 9. "Os dados são difíceis de serem interpretados", disse Musk. "Seja lá o que aconteceu, não foi normal." Novas informações sobre o acidente devem ser divulgadas nesta semana.

Apesar de Musk ter publicado uma mensagem no Twitter logo após o acidente, dizendo que o foguete explodiu por causa de uma falha no tanque de oxigênio, ele disse que ainda "não há uma teoria clara que se adeque aos fatos" sobre porque a Falcon se desintegrou. 

O foguete iria reabastecer a Estação Espacial Internacional, além de servir como terceiro teste para a tecnologia de pouso do Falcon 9. "No último lançamento tínhamos a melhor chance de pousar o veículo no navio no Oceano Atlântico", disse Musk, antes de revelar que o próximo teste do foguete não deve acontecer antes do final deste ano. 

Desde o acidente, o administrador da Nasa, Charles Bolden, reafirmou publicamente seu apoio às iniciativas da SpaceX. Segundo Bolden, a Nasa acredita que o acidente não irá afetar a previsão de a SpaceX levar astronautas da agência espacial americana para o espaço em 2017. Musk confirmou que o cronograma não será alterado. "As coisas parecem estar indo bem no aspecto comercial", disse.

Fonte: The Verge

Acompanhe tudo sobre:Elon MuskINFONasa

Mais de Tecnologia

Luxo em Dubai e IA no Texas: como Hussain Sajwani virou o homem de Trump no Oriente Médio

Secom critica decisão de Zuckerberg de remover checagem de fatos dos serviços Meta

CES 2025 bate recorde com mais de 1,3 mil expositores chineses

Nvidia revela menor supercomputador de IA do mundo na CES 2025