Tecnologia

Dicionário Aurélio inclui verbetes geeks

Palavras comuns no vocabulário de geeks como tuitar, blogar, tablets, e-book, fotolog, blue tooth e blu-ray passaram a fazer parte do dicionário

Tuitar, blogar e tablet são algumas das palavras inclusas no dicionário

Tuitar, blogar e tablet são algumas das palavras inclusas no dicionário

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h48.

São Paulo - No ano do centenário de seu criador, o dicionário Aurélio, ofertado pela primeira vez em 1975 se adapta a era tecnológica e adiciona novas palavras à língua portuguesa.

Verbetes comuns no vocabulário de geeks,como tuitar, blogar, tablets, e-book, fotolog, blue tooth e blu-ray, passaram a fazer parte do dicionário.

A relação do próprio dicionário com o mundo da tecnologia é bastante próxima. Em 2004, os direitos do Aurélio foram comprados pela editora Positivo, do grupo Positivo, que apresentou recentemente o leitor de livros digitais Alfa. Além de possuir a tradicional versão impressa, o Aurélio também possui versões digitais e uma outra para iPhone. 

Nerds, bullyng, test-drive e pré-sal foram outras palavras adicionadas a versão atual, que ficou 6% maior que a anterior. Os editores também desenvolveram uma fonte própria para esta edição comemorativa, chamada Aurélio e inspirada na própria grafia do lingüista que morreu em 1989. A fonte pode ser baixada no site do dicionário.

Aurélio Buarque de Hollanda nasceu na cidade de Passo de Camagaribe, em 1910, e aos 14 anos começou a dar aulas particulares de português, em Maceió. Em 1961, foi eleito imortal pela Academia Brasileira de Letras. O autor decidiu fazer um dicionário, pois não tinha um para consultar quando era criança.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetInternetRedes sociaisTabletsTwitter

Mais de Tecnologia

Como o Google Maps ajudou a solucionar um crime

China avança em logística com o AR-500, helicóptero não tripulado

Apple promete investimento de US$ 1 bilhão para colocar fim à crise com Indonésia

Amazon é multada em quase R$ 1 mi por condições inseguras de trabalho nos EUA