Tecnologia

Destroços do avião que caiu na Jamaica são encontrados

Com a ajuda de soldados americanos, foram encontrados destroços do pequeno avião no litoral de Puerto Antonio

Avião (Wikipedia)

Avião (Wikipedia)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de setembro de 2014 às 06h28.

As autoridades jamaicanas localizaram parte da fuselagem do pequeno avião particular que caiu nesta sexta-feira no litoral da Jamaica, depois que voou durante horas em piloto automático dos Estados Unidos e com um casal a bordo inconsciente.

Basil Jarrett, das Forças de Defesa da Jamaica, confirmou à Agência EFE que, com a ajuda de soldados americanos, foram encontrados destroços do pequeno avião no litoral de Puerto Antonio, uma cidade turística da Jamaica, assim como um pouco de combustível sobre a superfície do mar.

O pequeno avião tinha partido por volta das 9h30, hora local, de Nova York rumo a Naples, na Flórida (EUA). As autoridades americanas se alarmaram quando não aterrissou no aeroporto previsto, mas continuou o voo, sem que os ocupantes atendessem às chamadas por rádio.

Segundo confirmou o governador de Nova York, Andrew Cuomo, os ocupantes eram Larry Glazer e Jane Glazer, um conhecido e multimilionário casal de Rochester, do estado de Nova York. Sua família pediu em comunicado que lhes permita chorar seu desaparecimento com privacidade.

Ele era diretor de uma empresa imobiliária e parte ativa da alta sociedade nova-iorquina. Acredita-se que ambos perderam os sentidos por falta de oxigênio, seguramente devido a uma despressurização da cabine.

"Aparentemente os pilotos perderam a consciência e o avião continuou sozinho até que entrou no espaço aéreo da Jamaica", disse a Aviação Civil da Jamaica, que anunciou a mobilização de uma "missão de resgate" e a "ativação de um plano de resposta para emergências".

De fato, os tripulantes de dois F-15 americanos que puderam fazer um acompanhamento do pequeno avião viram o piloto inconsciente e as janelas congeladas, sinal de que a cabina teria perdido pressão e oxigênio em pleno voo.

O último contato dos controladores aéreos americanos com o pequeno avião, de um só motor, aconteceu às 11h locais, segundo detalhou a Autoridade de Aviação Civil da Jamaica em comunicado.

O aparelho, que foi escoltado por forças americanas, chegou a sobrevoar espaço aéreo cubano e finalmente caiu sobre o mar a umas 14 milhas (22 quilômetros) a nordeste da Jamaica.

Por volta das 13h15 hora local, as autoridades disseram ter detectado a entrada em seu espaço aéreo do pequeno avião, que finalmente caiu em águas caribenhas, às 13h40.

Finalmente, as autoridades asseguram ter localizado os destroços do aparelho, com ajuda de um helicóptero e uma embarcação da Guarda Costeira da Jamaica, assim como de recursos americanos, embora ainda demorarão horas para poder oferecer mais detalhes.

Na área também estavam embarcações particulares de moradores do setor e também da Polícia marítima local para ajudar nos trabalhos de localização dos destroços, já que chove e a visibilidade é ruim.

 

Acompanhe tudo sobre:AviõesEstados Unidos (EUA)INFOPaíses ricosTransportesVeículos

Mais de Tecnologia

Como a greve da Amazon nos EUA pode atrasar entregas de Natal

Como o Google Maps ajudou a solucionar um crime

China avança em logística com o AR-500, helicóptero não tripulado

Apple promete investimento de US$ 1 bilhão para colocar fim à crise com Indonésia