São Paulo – O Google Brasil anunciou hoje os finalistas do seu Desafio de Impacto Social. São dez projetos diferentes que foram selecionados entre 751 propostas enviadas para o Google.
O Desafio de Impacto Social já aconteceu no Reino Unido e na Índia . Ele pede que os concorrentes usem tecnologia e inovação para resolver problemas sociais de pequena ou grande escala.
No texto de anúncio no blog da empresa, publicado pelo diretor-geral do Google no Brasil, Fabio Coelho, fala sobre a grande repercussão do desafio entre ONGs brasileiras. "As organizações brasileiras que participaram demonstraram toda sua criatividade em projetos ousados que endereçam problemas sociais e ambientais do País", escreve Coelho.
Os dez projetos finalistas são bem variados, como uma iniciativa para a construção de uma máquina de gelo movida a energia solar que ajudaria na conservação do peixe para pescadores de comunidades amazônicas.
Outros têm focos em problemas públicos. A Open Knowledge Foundation, por exemplo, foi à final com um projeto de informação à população sobre gastos públicos.
Com foco no meio ambiente, outro projeto, da Associação O Eco, quer fazer análise da qualidade da água em tempo real. Os sensores seriam espalhados em quatro cidades banhadas por rios na Amazônia — Manaus , Belém , Porto Velho e Rio Branco.
Entre os dez finalistas, quatro serão premiados com um milhão de reais cada um. Além disso, o Google dará suporte humano para que eles atinjam seus objetivos.
No site do Desafio de Impacto Global, os internautas podem votar nos projetos que considerarem mais interessantes. Lá, estão disponíveis vídeos de todos os projetos com mais informações sobre eles.
A votação termina no dia sete de maio. O projeto mais votado será um dos premiados. Os outros três escolhidos serão selecionados pelo júri: o apresentador Luciano Huck , o rapper MV Bill, a presidente do Instituto Ayrton Senna, Viviane Senna, o presidente da Coteminas Josué Gomes da Silva e a diretora do Google.org, Jacqueline Fuller.
- 1. Global Impact Challenge
1 /10(Reprodução/Google)
São Paulo - O Global Impact Challenge, do Google, será
realizado no Brasil este ano. Ele premiará quatro organizações com boas ideias de como resolver problemas sociais com R$ 1 milhão. As duas edições anteriores aconteceram no Reino Unido e na
Índia , com quatro
vencedores em cada
competição . Os projetos vão desde lâmpadas solares de baixo custo até apps para ensinar programação em escolas públicas. Confira.
2. Sociedade Zoóloga de Londres 2 /10(Reprodução)
O problema: Tráfico de animais e de seus corpos é o quarto maior crime de contrabando do mundo.
A solução: A
Sociedade Zoóloga de Londres instala câmeras para observação de áreas protegidas. Elas enviam fotos por satélites para que as autoridades possam monitorar os animais. Os sensores também podem triangular a posição usando o áudio.
Status do projeto: As câmeras foram instaladas no Parque Nacional de Tsavo, no Quênia.
3. SolarAid 3 /10(Reprodução)
O problema: Na zona rural da África, 110 milhões de casas dependem de lâmpadas de querosene que emitem fumaça tóxica.
A solução: A
SolarAid desenvolveu lâmpadas solares. Cada uma custa 10 dólares e dura cinco anos. O custo representa cerca de 2% do valor que seria gasto com querosene.
Status do projeto: Mais de 800 mil lâmpadas já foram vendidas.
4. Apps for Good 4 /10(Reprodução)
O problema: Em Londres, mais de 80 mil empregos na área de tecnologia não são preenchidos.
A solução: A
Apps for Good desenvolveu um sistema aberto para que aulas de programação sejam dadas em escolas do Reino Unido.
Status do projeto: A plataforma foi instalada em 213 escolas e ensina a 17 mil estudantes.
5. Integrity Action 5 /10(Reprodução)
O problema: Mais de 25% do dinheiro doado a países devastados por guerras são perdidos.
A solução: A
Integrity Action desenvolveu um aplicativo que permite que moradores de comunidades devastadas possam dar feedback sobre iniciativas nas regiões.
Status do projeto: Aos poucos, 2 mil comunidades estão aprendendo a usar a tecnologia da empresa. Este mês, estudantes de 20 escolas palestinas deram informações sobre serviços públicos da região.
6. Centro Janaagraha para cidadania e democracia 6 /10(Reprodução)
O problema: A falta de comunicação entre cidadãos e governos eleitos atinge 390 milhões de indianos.
A solução: Criar uma plataforma digital de comunicação entre o governo e os cidadãos. A
plataforma irá permitir que informações cheguem de forma prática aos líderes locais.
Status do projeto: O aplicativo está sendo desenvolvido e irá conectar 15 milhões de indianos com os governos locais.
7. SANA (Social Awarness, New Alternatives) 7 /10(Reprodução)
O problema: Metade das aldeias da Índia não têm acesso a água potável e água encanada.
A solução: A
SANA irá combinar energia solar para alimentar purificadores de água e instalar banheiros públicos em dez vilas indianas para ajudar 25 mil pessoas.
Status do projeto: A instalação dos purificadores já começou em algumas das vilas indianas.
8. Digital Green 8 /10(Reprodução)
O problema: Apesar de 53% dos indianos trabalharem como agricultores, alguns não conhecem técnicas profundas do trabalho.
A solução: A
Digital Green desenvolveu uma plataforma de aprendizado digital móvel para ensinar a agricultores de 10 mil vilas como aumentar a produtividade e diminuir custos.
Status do projeto: O projeto já funcionava antes do prêmio. Graças ao financiamento do Google, a Digital Green pode expandir e atuar em mais vilas do que era possível antes.
9. Agastya 9 /10(Reprodução)
O problema: Mais de 70% das crianças indianas não têm aprendizado prático nas escolas.
A solução: Uma rede de homens usando motocicletas irão levar matérias para aprendizado prático em escolas na zona rural da Índia para despertar a curiosidade das crianças.
Status do projeto: O
projeto já chegou a 5 milhões de estudantes em dez estados diferentes da Índia.
10. Agora, veja os negócios verdes do Google 10 /10(Getty Images)