beard (Eric Millette / Reprodução / Greylock Partners)
Da Redação
Publicado em 15 de abril de 2014 às 10h59.
A falta de um CEO na Mozilla não durou muito: em texto publicado no blog da empresa, a executiva Mitchell Baker anunciou que Chris Beard será o novo CEO interino da fundação. O canadense foi indicado também ao quadro de diretores da companhia, ficando agora ao lado de Mitchell, Reid Hoffman e Katharina Borchert.
Beard ocupará o lugar deixado pelo contestado Brendan Eich, que renunciou ao posto no último dia 3 de abril. O agora ex-CEO perdera o suporte de boa parte da companhia por apoiar uma lei que proibia o casamento homossexual na Califórnia. Como a Mozilla sempre foi reconhecida por valorizar a diversidade, funcionários e empresas como a OKCupid viram a decisão de colocá-lo no cargo como algo totalmente contestável.
O novo executivo chefe fez da parte da fundação por quase anos, e ocupou os postos de vice-presidente de produtos, chefe de inovação (CIO) e chefe de marketing (CMO) entre outubro de 2004 e junho de 2013. Em julho do ano passado, começou como executivo residente na Greylock Partners, empresa de investimento voltada especialmente a startups do Vale do Silício. A tradicional companhia foi fundada em 1965, e tem no histórico parcerias com Facebook, LinkedIn, AirBnb, Tumblr, Instagram e diversas outras.
Todo esse tempo passado na Mozilla coloca Beard como um dos mais antigos funcionários da fundação, como apontou Mitchell no comunicado. Ele esteve ativamente envolvido com a Mozilla desde antes de lançarmos o Firefox 1.0, escreveu a executiva. O CEO, aliás, mostrou-se feliz no Twitter após o anúncio oficial.
A ideia de colocá-lo como membro do quadro de diretores, segundo ela, vinha sendo considerada há meses. E com o afastamento de Eich, a indicação do canadense como CEO interino parece ter sido a decisão mais esperta a se tomar. E pelo que indica Mitchell no texto, Beard também pode ser um candidato forte a ficar no cargo em definitivo.
O que esperar? Não dá para saber com exatidão que tipos de decisões o novo chefe da fundação tomará, mas o comunicado no blog da fundação ao menos mostra a direção que a Mozilla quer seguir. Como aponta o texto, a ideia é focar especialmente no Firefox OS, que deve chegar a novos mercados e fabricantes no decorrer de 2014. E se a ideia é divulgar e espalhar o produto, Beard parece mesmo ser a pessoa certa.
Os motivos? Segundo texto, o novo CEO esteve diretamente relacionado à criação de produtos, liderando as equipes de recursos e de inovação da fundação no começo de sua passagem, ainda como CIO. Posteriormente, como CMO, foi responsável pelas ações que tentavam atrair a atenção de usuários, desenvolvedores e comunidade para os lançamentos, como o próprio sistema operacional móvel e a versão do Firefox para Android.