Tecnologia

Dados de usuários do Facebook vazam na internet

Segundo o site TechCrunch, os dados eram de usuários dos Estados Unidos, Reino Unido e Vietnã

Facebook: descoberta foi feita pelo pesquisador de segurança Sanyam Jain, que encontrou os dados em um servidor sem senha (Caiaimage/TomMerton/Getty Images)

Facebook: descoberta foi feita pelo pesquisador de segurança Sanyam Jain, que encontrou os dados em um servidor sem senha (Caiaimage/TomMerton/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 5 de setembro de 2019 às 08h17.

Os números telefônicos de 419 milhões de usuários do Facebook vazaram na internet — a descoberta foi feita pelo pesquisador de segurança Sanyam Jain, que encontrou os dados em um servidor sem senha, o que permitia que qualquer pessoa tivesse acesso aos dados.

Segundo o site TechCrunch, os dados eram de usuários dos Estados Unidos, Reino Unido e Vietnã. Jain diz que encontrou diversos números associados a celebridades, mas não conseguiu localizar o proprietário do banco de dados vazado.

Cada registro tinha o número de identidade de cada conta e seu respectivo número telefônico — algumas tinham o nome do usuário, o gênero e a localização. Em abril de 2018, após o escândalo da Cambridge Analytica, o Facebook barrou o uso de números telefônicos na plataforma.

Até então, era possível procurar um usuário na rede social usando seu número telefônico. Antes disso, a companhia também havia restringido o acesso de desenvolvedores independentes a números telefônicos.

O porta-voz do Facebook disse ao TechCrunch que os dados foram removidos antes da empresa cortar o acesso aos telefones. “As informações foram removidas e não encontramos evidência de que contas no Facebook tenham sido violadas.”

Acompanhe tudo sobre:FacebookInternet

Mais de Tecnologia

Apple deve lançar nova Siri similar ao ChatGPT em 2026, diz Bloomberg

Instagram lança ferramenta para redefinir algoritmo de preferências dos usuários

Black Friday: 5 sites para comparar os melhores preços

China acelera integração entre 5G e internet industrial com projeto pioneiro