Crianças usam internet mais em lan houses do que na escola
Para gerente do CETIC.br, professores deveriam incorporar tecnologias de informação e comunicação nos processos pedagógicos
Da Redação
Publicado em 7 de outubro de 2010 às 14h54.
São Paulo - Um levantamento realizado pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), aponta que crianças de 5 a 9 anos acessam a internet com mais frequência em casa e em lan houses do que nas escolas.
Segundo a pesquisa, cujos resultados foram divulgados nesta quinta-feira (7), 46% dos entrevistados nessa faixa etária disseram que o domicílio é o local em que mais utilizam a rede mundial de computadores; 17% citaram lan houses e 14% falaram na escola.
"A escola é o principal local para aquisição das habilidades do computador e da Internet; entretanto, o uso da internet nesse local ainda é relativamente baixo. Além de ensinar informática para as crianças, é preciso fazer com que professores e coordenadores pedagógicos incorporem o uso das TICs nos processos pedagógicos", disse Alexandre Barbosa, gerente do CETIC.br.
O estudo revelou ainda que 57% das crianças entre 5 e 9 anos já usaram um computador, mas que, destes, apenas 28% identificaram ter usado a internet. Nas faixas de renda mais elevadas, entretanto, a diferença é proporcionalmente menor. Entre as tecnologias presentes no cotidiano das crianças, o telefone celular aparece à frente do computador: 65% disseram já ter usado um aparelho e 14% possuem um.
A principal atividade realizada pelas crianças brasileiras em computadores é desenhar, citada por 80% delas. Em seguida vêm escrever textos, em 64% das respostas e ouvir música (60%). Entre as meninas, o desenho e a redação são mais importantes do que entre os meninos. Enquanto 76% dos garotos desenharam no computador, entre as garotas essa proporção aumenta para 84%. Ao mesmo tempo, 58% dos meninos declararam já ter usado o computador para escrever, enquanto no universo das meninas essa habilidade é mais comum entre 70% das entrevistadas.
Já na internet, os jogos lideram a ocupação das crianças: 97% afirmaram que usam a rede para jogar.
A pesquisa mostrou ainda uma grande variação de uso da internet por crianças de acordo com a região do Brasil, a renda domiciliar e idade do usuário. No Norte e Nordeste, por exemplo, as crianças que utilizaram a internet nos últimos três meses são apenas 12% e 13%, respectivamente, valor muito inferior aos 43% apresentados pelo Centro-Oeste. Sul e Sudeste registraram 40% e 38% respectivamente.
Os resultados completos da 1ª Pesquisa sobre Uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação por Crianças no Brasil - TIC Crianças 2009 estão disponíveis em http://www.cetic.br.
Leia outras notícias sobre computadores, internet ou celulares