Criador do sucesso “Flappy Bird” vai tirar jogo do ar
O vietnamita Dong Nguyen anunciou em sua conta no Twitter que não vai manter mais o jogo porque “não aguenta mais”
Da Redação
Publicado em 9 de fevereiro de 2014 às 14h05.
São Paulo – O grande sucesso do jogo “Flappy Bird” tirou a paz do desenvolvedor vietnamita Dong Nguyen e, agora, ele pretende tirar o aplicativo do ar. O anúncio foi feito em sua conta no Twitter , neste final de semana. Sem dar muitas explicações, Nguyen escreveu: “Desculpem-me usuários do ‘Flappy Bird', daqui a 22 horas, eu vou tirar o ‘Flappy Bird’ do ar. Eu não aguento mais isso”.
Na sequência, o programador ainda esclareceu que a decisão não está ligada a questões legais e que não está disposto a vender o jogo, que ficou entre os mais baixados do Google Play e da App Store. Em entrevista ao site The Verge, ele afirmou que passou a faturar 50 mil dólares por dia com publicidade no produto, mas nem todo esse dinheiro pareceu suficiente.
Apesar de ele não ter sido claro sobre os motivos que o levaram a tomar essa medida, as principais suspeitas giram em torno da insatisfação de Nguyen com o assédio do qual passou a ser alvo, principalmente por parte da imprensa. No dia 4 de fevereiro, ele escreveu em sua conta no microblog que: “as pessoas da imprensa estão superestimando o sucesso de meus jogos. Isso é algo que eu nunca quero. Por favor, dê-me paz”.
No dia 7, ele voltou a se referir aos jornalistas, dizendo “Desculpem-me, pessoas da imprensa. Vocês não são meus jogadores”. Neste sábado, ele ainda afirmou que o “Flappy Bird” é seu sucesso, mas é também algo que arruinou sua vida simples, e, por isso, ele odeia o jogo agora.
Com uma aparência que lembra o design do jogo Mario Bros, o game dá a missão de guiar um pássaro por um caminho repleto de tubos. Para manter o animal no ar, é preciso tocar a tela e o jogo acaba caso o personagem toque qualquer superfície, seja do chão, seja de qualquer cano. Até o fechamento desta matéria, o “Flappy Bird” ainda estava disponível na App Store e no Google Play.