Tecnologia

Criador do sistema de som Dolby morre nos EUA

O criador do sistema de som Dolby, Ray Dolby, morreu nesta quinta-feira em sua casa em San Francisco, aos 80 anos

Dolby Laboratories, empresa fundada por Ray Dolby: tecnologia de redução de ruído aumentou a qualidade das gravações em todos os formatos (Noah Berger/Bloomberg News)

Dolby Laboratories, empresa fundada por Ray Dolby: tecnologia de redução de ruído aumentou a qualidade das gravações em todos os formatos (Noah Berger/Bloomberg News)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de setembro de 2013 às 09h49.

Los Angeles - O criador do sistema de som Dolby, Ray Dolby, morreu nesta quinta-feira em sua casa em San Francisco, aos 80 anos, vítima do mal de alzheimer e de uma grave leucemia que foi diagnosticada no mês de julho, informou a empresa fundada por ele, Dolby Laboratories, em comunicado.

Ao longo de sua carreira, Ray Dolby desenvolveu mais de 50 patentes e inventou uma tecnologia de redução de ruído que aumentou a qualidade das gravações em todos os formatos, desde fitas cassete até filmes de Hollywood.

Entre seus produtos mais conhecidos estão o "Dolby Stereo" e o "Dolby Surround", instalado em cinemas e posteriormente nos lares através de um conjunto de alto-falantes sincronizados que envolvem o ouvinte com o som.

Filmes como "Guerra nas Estrelas" e "Contatos Imediatos do Terceiro Grau" foram os primeiros a adotar o "Dolby Stereo".

Ray Dolby foi premiado com um Oscar, assim como um Grammy e vários Emmys, e recebeu a Medalha Nacional de Tecnologia concedida pelo presidente Bill Clinton, assim como a Ordem Oficial do Império Britânico das mãos da rainha Elizabeth II.

Em 2012, seu sobrenome passou a denominar o famoso teatro onde ocorre todos os anos a entrega do Oscar em Los Angeles, em substituição à Kodak.


"Hoje perdemos um mentor e um verdadeiro visionário", disse o presidente e executivo-chefe da Dolby Laboratories, Kevin Yeaman.

"Seu legado de inovação continuará vivo", assegurou seu filho David Dolby, membro do conselho de administração da companhia fundada em 1965.

Segundo dados da empresa, "dezenas de milhares de filmes e bilhões de produtos e dispositivos com a tecnologia Dolby chegaram aos cinemas, casas e consumidores de todo o mundo" nos 48 anos de vida da empresa.

Ray Dolby nasceu em Portland, Oregon, em janeiro de 1933 e trabalhou para a Ampex Corporation e esteve por trás da fabricação do sistema de gravação de vídeo Ampex.

Estudou nas universidades de Stanford e Cambridge e durante dois anos foi assessor na Índia para as Nações Unidas, até que em 1965 viajou para Londres para criar sua companhia, que desde 1976 tem sede em San Francisco.

Ray Dolby deixou sua esposa Dagmar, seus filhos Tom e David e quatro netos.

Acompanhe tudo sobre:ArteCinemaEmmyEntretenimentoFilmesGrammyOscar

Mais de Tecnologia

Canadá ordena fechamento do escritório do TikTok, mas mantém app acessível

50 vezes Musk: bilionário pensou em pagar US$ 5 bilhões para Trump não concorrer

Bancada do Bitcoin: setor cripto doa US$135 mi e elege 253 candidatos pró-cripto nos EUA

Waze enfrenta problemas para usuários nesta quarta-feira, com mudança automática de idioma