Tecnologia

Crackers criam primeiro antivírus falso para Windows 8

Segundo a Trend Micro, o programa tem o mesmo conceito dos antivírus falsos anteriores que visavam os sistemas da Microsoft, como o Windows XP e Windows 7


	 

	A empresa identificou a ameaça como “TROJ_FAKEAV.EHM” e seria o primeiro antivírus falso para Windows 8
 (Mario Tama/Getty Images)

  A empresa identificou a ameaça como “TROJ_FAKEAV.EHM” e seria o primeiro antivírus falso para Windows 8 (Mario Tama/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de novembro de 2012 às 20h03.

São Paulo – O Windows 8 foi lançado oficialmente na última sexta-feira, 26, e poucos dias depois o primeiro antivírus falso para o novo sistema operacional já começou a circular na internet.

Segundo a Trend Micro, o programa tem o mesmo conceito dos antivírus falsos anteriores que visavam os sistemas da Microsoft, como o Windows XP e Windows 7.

A empresa identificou a ameaça como “TROJ_FAKEAV.EHM” e seria o primeiro antivírus falso para Windows 8.

O malware exibe um resultado falso de uma varredura nos arquivos, que leva os usuários a comprarem um programa antivírus falso, que alega ter sido desenvolvido especificamente para Windows 8.

Normalmente, sites infectados com um JavaScript malicioso podem levar os usuários a uma página contendo um falso antivírus, conhecido por transformar os PCs em reféns e utilizados em ataques por redes zumbi.

Para evitar a disseminação de software falsos para seus sistemas, a Microsoft possui um programa antivírus gratuito chamado Security Essentials.

Além disso, é recomendado aos usuários somente baixar programas de segurança a partir dos canais oficiais das empresas ou de sites confiáveis.

Acompanhe tudo sobre:CelularesIndústria eletroeletrônicaMicrosoftWindowsWindows PhoneWindows 8

Mais de Tecnologia

WhatsApp volta atrás e deixa que empresas brasileiras usem IAs no app

EUA querem ampliar papel das big techs na guerra cibernética

Crianças brasileiras protestam no Roblox contra bloqueio de chat por voz

Com novos aplicativos, Apple quer ser o serviço definitivo dos criadores de conteúdo