Tecnologia

CPUs Nvidia vão equipar supercomputador

Centro Nacional de Supercomputação (BSC) de Barcelona irá usar, pela primeira vez, processadores Nvidia Tegra baseados na arquitetura ARM

Projeto, intitulado de Mont-Blanc, tem um investimento total de 14 milhões de Euros, dos quais 8 foram cedidos pela União Europeia (Divulgação)

Projeto, intitulado de Mont-Blanc, tem um investimento total de 14 milhões de Euros, dos quais 8 foram cedidos pela União Europeia (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de novembro de 2011 às 18h11.

São Paulo - O Centro Nacional de Supercomputação (BSC) de Barcelona está desenvolvendo um novo equipamento que, pela primeira vez, irá utilizar processadores Nvidia Tegra baseados na arquitetura ARM.

O principal objetivo do centro é desenvolver um sistema de duas a cinco vezes mais eficiente no consumo de energia se comparado aos sistemas de supercomputação atuais.

O projeto, intitulado de Mont-Blanc, tem um investimento total de 14 milhões de Euros, dos quais 8 foram cedidos pela União Europeia.

Entre os objetivos do projeto estão o desenvolvimento da plataforma de baixo consumo e um portfólio de aplicações para o supercomputador.

Segundo uma nota do BSC, o sistema deve entrar em operação na primeira metade de 2012.

Acompanhe tudo sobre:ComputadoresChips

Mais de Tecnologia

Reconhecimento facial em lugares públicos: onde você já é escaneado e quais são seus direitos

Garmin lança pulseira fitness sem tela por US$ 200

IA na faculdade e no trabalho: o que os detectores de plágio conseguem identificar?

Cloud gaming no Brasil: como jogar sem console pela internet em 2026