iss (Divulgação/Nasa)
Da Redação
Publicado em 28 de dezembro de 2013 às 12h15.
Dois cosmonautas se aventuraram a sair da Estação Espacial Internacional para instalar câmeras que integram um projeto comercial canadense que permitirá a transmissão de imagens de vídeo em alta definição do espaço para assinantes na Internet.
O comandante da estação, Oleg Kotov, e o engenheiro de voo Sergey Ryazanskiy deixaram o módulo Pirs às 11 horas (horário de Brasília) enquanto o complexo trafegava a 420 quilômetros sobre a Austrália, disse o comentarista da missão Rob Navias durante a transmissão da caminhada espacial pela emissora da Nasa.
Foi a terceira caminhada no espaço esta semana da tripulação, formada por seis homens. Os astronautas da Nasa Rich Mastracchio e Mike Hopkins saíram da estação no sábado e na terça-feira para substituir uma bomba de resfriamento quebrada.
Nesta sexta-feira, Kotov e Ryazanskiy rapidamente completaram o primeiro item de sua lista de tarefas ao instalarem uma câmera de vídeo de alta resolução em uma plataforma giratória do lado de fora do módulo de comando Zvezda.
A câmera é de propriedade da empresa com sede em Vancouver UrtheCast, que planeja fornecer imagens da Terra grátis e em tempo real para assinantes via Internet.
(Reportagem de Irene Klotz)