Tecnologia

Conteúdo pago é realidade para 37% dos americanos, diz CEA

Segundo a pesquisa feita pela CEA, 79% das pessoas pesquisadas ainda assistem primariamente de um provedor tradicional de TV paga


	Jovens mexem no computador: pesquisa realizada pela CEA mostra que pessoas têm preferências diferentes por determinadas mídias em função do tipo de conteúdo
 (GettyImages)

Jovens mexem no computador: pesquisa realizada pela CEA mostra que pessoas têm preferências diferentes por determinadas mídias em função do tipo de conteúdo (GettyImages)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de janeiro de 2014 às 15h25.

Las Vegas - De que maneira as pessoas estão consumindo conteúdos de vídeo? Dados recém-pesquisados pela Consumer Electronics Association (CEA) e que foram apresentados pela primeira vez na CES 2014, que acontece esta semana em Las Vegas, mostram que o grosso da audiência ainda está nos canais tradicionais.

Segundo a pesquisa feita pela CEA, 79% das pessoas pesquisadas ainda assistem primariamente de um provedor tradicional de TV paga (onde a penetração é próxima de 100%).

Em seguida, com 66% das respostas, ainda consomem por mídias físicas, como Blu-rays e DVDs. O acesso gratuito pela Internet já é realidade para 47% dos norte-americanos, seguido pelos serviços pagos, com 37%.

Empatados com 20% estão o consumo por meio de arquivos digitais ou em aplicativos de TV online. O download pela Internet representa 19%, 15% recebem pela TV aberta e 11% adquirem os programas em lojas digitais.

Tipos de conteúdos

Os conteúdos mais assistidos diariamente pelos norte-americanos são notícias (58%), séries (55%), filmes (22%) e esportes (18%).

Mas quando se soma a audiência frequente, ainda que não necessariamente diária, séries passam a ser mais assistidas, com 86%, seguidas por notícias (77%), filmes (64%) e esportes (49%).

A pesquisa realizada pela CEA mostra que as pessoas têm preferências diferentes por determinadas mídias em função do tipo de conteúdo.

Por exemplo, a TV ao vivo é preferida por 80% das pessoas como fonte para notícias, 68% para séries, 89% para esportes e 54% para filmes. Já o conteúdo entregue por streaming tem 39% das preferências para séries, 35% para filmes e apenas 13% para notícias e 11% para esportes.


Já a opção de gravar o conteúdo para assistir depois é a preferida por 41% daqueles que buscam séries, 40% dos que assistem a filmes e 20% daqueles que buscam esportes. Apenas 11% dos que assistem notícias gravam esse tipo de conteúdo.

A entrega sob demanda é a preferida de 42% daqueles que assistem a filmes, 33% dos que assistem a séries e 14% dos que assistem a esportes. Já as plataformas sob demanda por assinatura, como Netflix, são usadas em 46% dos casos por pessoas que buscam filmes e 37% séries.

Dispositivos

Entre os dispositivos utilizados para assistir a conteúdos por streaming, 52% dos pesquisados pela CEA dizem preferir o notebook, seguido pelos PCs de mesa (44%), TVs conectadas a computadores (40%) smartphones (32%), tablets (31%) e consoles de videogame (29%), Blu-rays e DVD conectados (22%) e smart TVs (18%).

Das pessoas que estão consumindo conteúdos online, um dado importante pesquisado pela CEA: 86% estão, de maneira geral, satisfeitas com o serviço. 74% estão satisfeitos com o preço e com as ferramentas de pesquisa e recomendação. O item que ainda desperta insatisfação é a falta de possibilidade de assistir off-line o conteúdo, o que é um problema para 64% das pessoas pesquisadas.

A pesquisa da CEA mostrou ainda que o bom e velho hábito de zapear os canais ainda é a forma preferida das pessoas de encontrarem conteúdos de TV em todos os tipos de conteúdos lineares, mas para conteúdos como séries e filmes, os guias de programação já são praticamente tão importantes quanto.

O levantamento também mostrou que as pessoas ainda preferem ter o conteúdo em alguma mídia física (32%) a alugá-lo (19%) ou comprar episódios ou conteúdos isolados online (13%).

Talvez porque 46% das pessoas ainda pensem que os Blu-rays têm melhor qualidade do que o video streaming ou as formas tradicionais de entrega de conteúdo (cabo, satélite etc.). Apenas 16% das pessoas preferem ter a posse dos conteúdos na forma online a ter a mídia física, diz a pesquisa da CEA.

Acompanhe tudo sobre:TelevisãoTendênciasTVVídeos

Mais de Tecnologia

WhatsApp volta ao normal depois de parar de funcionar em vários países

Pequim anuncia plano para avanço em inteligência incorporada

WhatsApp fora do ar? App de mensagens apresenta instabilidade nesta sexta-feira

Google faz novos cortes de funcionários e atinge setores de IA, Cloud e segurança