Tecnologia

Conheça o avião da Embraer que Dilma elogiou no Twitter

Maior avião já fabricado no país, KC-390 é fruto de parceria entre FAB e Embraer. Aeronave irá contar com sistema anti-míssil e comunicação via satélite


	KC-390, da Embraer: FAB fechou compra de 28 unidades do avião cargueiro por R$ 7,2 bilhões
 (Divulgação/Embraer)

KC-390, da Embraer: FAB fechou compra de 28 unidades do avião cargueiro por R$ 7,2 bilhões (Divulgação/Embraer)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de maio de 2014 às 12h07.

São Paulo - A presidente Dilma Rousseff usou sua conta no Twitter para elogiar o KC-390, projeto de avião cargueiro que está sendo desenvolvido pela Embraer.

Fruto de uma parceria entre a Embraer e a Força Aérea Brasileira (FAB) iniciada em abril de 2009, o KC-390 será a maior aeronave já produzida no Brasil. Com primeiros vôos marcados para o fim do ano, o avião impressiona pelo tamanho e pela tecnologia a bordo.

Avião high tech

Criado para transportar tropas e cargas, o bimotor terá capacidade para carregar 80 soldados, 64 paraquedistas, 74 macas ou 23 toneladas de carga - dependendo com a configuração adotada.

Com duas turbinas V2500, o KC-390 contará com radar T-20 - que opera com mapas digitais e gera imagens em alta definição. Além disso, uma antena produzida pela Honeywell vai permitir que aeronave transmita em tempo real voz e dados via satélite.

//www.youtube.com/embed/2ApP7pVq754

Um sistema capaz de despistar mísseis que localizam o calor emitido pelas turbinas é outra atração do KC-390. Na cabine, telas de cristal líquido e sistema de controle por cabos elétricos (Fly-by-wire) devem facilitar a pilotagem. 

Gigante voador

(Força Aérea Brasileira/Wikimedia)

Com doze metros de altura e 35 de comprimento, o avião tem velocidade de cruzeiro de 850 quilômetros por hora e é capaz de voar em alturas que podem chegar a 11 mil metros.De uma ponta a outra, a asa do KC-390 irá medir cerca de 35 metros. 

"O KC-390 apresenta desempenho de pista extraordinário e pode operar a partir de pistas curtas e semipreparadas", afirma a Embraer - que aponta o avião em seu site como "futuro do transporte aéreo militar".

Até o fim de 2016, as primeiras unidades do KC-390 devem estar prontas. Ao todo, a FAB encomendou 28 aviões - que custarão 7,2 bilhões de reais. O valor é mais que o dobro do que o previsto em agosto de 2010.

Afirmação

Dilma Rousseff segura um modelo do avião durante cerimônia na fábrica da Embraer (EMBRAER/AFP)

No evento realizado ontem em Gavião Peixoto (SP), cidade que abriga o desenvolvimento do projeto, a presidente Dilma aproveitou o clima de Copa para fazer a seguinte afirmação:

"Somos um País de craques no futebol e craques na tecnologia".

Você concorda com isso? Fique à vontade para deixar seu comentário.

Acompanhe tudo sobre:AviaçãoAviõesDilma RousseffEmbraerEmpresasEmpresas abertasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaFABInternetPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresRedes sociaisSetor de transporteTransportesTwitterVeículos

Mais de Tecnologia

Uber apresenta instabilidade no app nesta sexta-feira

Zuckerberg diz que reação de Trump após ser baleado foi uma das cenas mais incríveis que já viu

Companhias aéreas retomam operações após apagão cibernético

O que faz a CrowdStrike, empresa por trás do apagão cibernético

Mais na Exame