Tecnologia

Conheça a história de Arturo, o urso polar mais triste do mundo

Em 2012, Arturo perdeu sua parceira Pelusa e entrou em depressão. Além disso, vive em condições insalubres para sua espécie

Arturo (Reprodução/Instagram)

Arturo (Reprodução/Instagram)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de julho de 2014 às 14h07.

O urso polar da foto acima é o Arturo, um animal que nasceu nos Estados Unidos, mas que vive confinado em um zoológico em Mendoza, na Argentina, há duas décadas. A tristeza vista nesta e em outras imagens revela a situação em que o animal vive atualmente e que tem comovido diversos ativistas pelo mundo.

Em 2012, ele perdeu sua parceira Pelusa e entrou em depressão. Mas este não é o único problema. Arturo vive em condições insalubres para sua espécie e precisa suportar temperaturas muito quentes. Partes de seu pelo chegam a apresentar queimaduras provocadas pelo Sol. 

Diante da situação, protetores de animais do Canadá e do Greenpeace organizaram uma petição para conseguir retirá-lo dessas condições. O objetivo do grupo é mudar Arturo para um santuário no Canadá.

Além de uma página no Facebook, mais de 200 mil pessoas já assinaram o documento online do Greenpeace. Há também outra petição no Change.org com 250 mil assinaturas.

Segundo a petição do Greenpeace, o zoológico negou o pedido de transferência após a análise de um grupo de veterinários local. Os especialistas alegam que a viagem pode colocar a vida do urso em risco.

Mas o Greenpeace diz que os veterinários que avaliaram Arturo não são especialistas em ursos polares. A nota afirma que é essencial que o animal seja avaliado por um especialista da área para que a qualidade de vida de Arturo seja melhor, independente da mudança.

(Reprodução/Facebook)

A ONG afirma que somente um profissional da área pode fazer as recomendações necessárias para que a mudança de país seja feita. Caso não seja possível, o veterinário pode ainda listar as melhorias necessárias para o bem-estar do animal.

A petição do Greenpeace espera chegar ao governador de Mendoza, Francisco Paco Perez para pedir que ele permita que especialistas possam examinar Arturo. Já a do Change.org tem como meta alcançar Cristina Fernandez de Kirchner, presidente da Argentina.

(Reprodução/Instagram)

Acompanhe tudo sobre:América LatinaAnimaisArgentinaCanadáEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaFacebookINFOInternetPaíses ricosRedes sociais

Mais de Tecnologia

WhatsApp traz recurso para personalizar balões de conversa e papéis de parede

Instagram testa botão de dislike para comentários

Governo Trump quer mudar critérios de subsídios criados por Biden para empresas de chip

Shein deve adiar IPO após Trump acabar com isenção para pacotes da China