EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h45.
As compras online do setor público também sentiram os efeitos do ano eleitoral - período em que tradicionalmente os governos de todas as esferas abrem os cofres, em busca de votos. No primeiro semestre, as compras públicas pela internet somaram 1,5 bilhão de reais. A cifra é 85% maior que os 844 milhões registrados no mesmo período de 2005. A conclusão é da FF Pesquisa & Consultoria, em trabalho divulgado junto com a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico.
A participação das compras online sobre o total de licitações públicas, porém, permaneceu estagnada na comparação. De janeiro a junho, essa modalidade de compra representou 3,9% do total adquirido pelo governo. No último trimestre de 2005, a taxa era de 4%.
Segundo o diretor de Tecnologia da FF Pesquisa, Galileu Vieira, o desempenho semestral pode frustrar as previsões de que as compras públicas online cresceriam para cerca de 10% do total neste ano. "Os dados do semestre mostram que esta poderá ser a primeira vez que as compras eletrônicas não crescem em termos relativos", afirma.