Tecnologia

Compras online do setor público somam R$ 1,5 bilhão no semestre

Cifra cresce 85% sobre mesmo período de 2005, puxada pelos gastos eleitorais

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h45.

As compras online do setor público também sentiram os efeitos do ano eleitoral - período em que tradicionalmente os governos de todas as esferas abrem os cofres, em busca de votos. No primeiro semestre, as compras públicas pela internet somaram 1,5 bilhão de reais. A cifra é 85% maior que os 844 milhões registrados no mesmo período de 2005. A conclusão é da FF Pesquisa & Consultoria, em trabalho divulgado junto com a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico.

A participação das compras online sobre o total de licitações públicas, porém, permaneceu estagnada na comparação. De janeiro a junho, essa modalidade de compra representou 3,9% do total adquirido pelo governo. No último trimestre de 2005, a taxa era de 4%.

Segundo o diretor de Tecnologia da FF Pesquisa, Galileu Vieira, o desempenho semestral pode frustrar as previsões de que as compras públicas online cresceriam para cerca de 10% do total neste ano. "Os dados do semestre mostram que esta poderá ser a primeira vez que as compras eletrônicas não crescem em termos relativos", afirma.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Suprema Corte dos EUA examina caso de proibição do TikTok

Pequim lança tecnologias para facilitar pagamentos de estrangeiros no aeroporto

Vendas da TCL na América do Norte devem crescer 30% em 2025

Com menos moderação, Meta já tinha plano de 'cuidado com posts' para grandes anunciantes, diz jornal