Tecnologia

Como será a previsão do tempo do Brasil em 2050?

Se as emissões de gases de efeito estufa continuarem aumentado, a temperatura média da atmosfera da Terra pode subir mais de 4ºC até o final do século 21

Previsão do tempo em 1950 (Reprodução/YouTube)

Previsão do tempo em 1950 (Reprodução/YouTube)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de setembro de 2014 às 12h06.

No dia 8 de junho de 2050, choverá forte no Sul do Brasil e no oeste da Amazônia. Já no nordeste do país e no leste da Amazônia, o cenário será completamente diferente, predominantemente seco. Apesar da proximidade do inverno, o dia será de calor acima de 30 graus no país.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), essa será a previsão do tempo nos programas de TV caso a emissão de gases do efeito estufa continuem a mudar o clima do Brasil. Eventos extremos com chuvas intensas poderão se tornar mais comuns nas próximas décadas.

A temperatura média do Brasil entrou em elevação no último século em cerca de 1ºC. Se as emissões de gases de efeito estufa continuarem aumentado, a temperatura média da atmosfera da Terra pode subir mais de 4ºC até o final do século 21.

Para explicar como isto afetará o dia a dia da sociedade, a Organização Meteorológica Mundial (OMM) convidou apresentadores da previsão do tempo de programas de TV de todo o mundo a imaginarem um boletim meteorológico de 2050.

No vídeo brasileiro, Claudia Celli apresenta a previsão do tempo que poderá se tornar mais comum nas próximas décadas e afirma que atualmente já testemunhamos efeitos das mudanças climáticas com as chuvas intensas. No estado do Paraná, por exemplo, 150 cidades entraram em estado de emergência, três decretaram estado de calamidade pública com o triplo de chuva da média histórica do mês.

A ONU afirmou em nota que os vídeos mostram cenários possíveis, e as previsões não são verdadeiras. “Mas tudo o que eles dizem está baseado nos relatórios mais recentes da ciência do clima, mostrando um retrato convincente de como a vida poderia ser em um planeta mais quente”, disse.

O objetivo dos vídeos é apoiar a Cúpula do Clima, uma iniciativa do secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, que acontece em 23 de setembro na sede da ONU, em Nova York, nos Estados Unidos. “Nós podemos reduzir os riscos cortando a emissão de gases de efeito estufa e construindo economias de baixo carbono. Vamos trabalhar juntos para tornar nossas sociedades mais segura e resiliente. Por favor, junte-se a mim nas ações contra as mudanças climáticas”, disse Ban Ki-moon no vídeo.

//www.youtube.com/embed/0QoZ8hh8-Qg

Acompanhe tudo sobre:Aquecimento globalClimaINFOMeio ambienteMudanças climáticas

Mais de Tecnologia

Apple promete investimento de US$ 1 bilhão para colocar fim à crise com Indonésia

Amazon é multada em quase R$ 1 mi por condições inseguras de trabalho nos EUA

O pedido da Arm que Cristiano Amon, da Qualcomm, chamou de "ultrajante"

Economia de baixa altitude impulsiona carros voadores e GAC lança GOVY AirJet