Tecnologia

Como saber se o seu WhatsApp foi clonado? Veja 4 sinais de que estão usando sua conta

O WhatsApp pode ser clonado por meio de phishing, SIM swap, aplicativos espiões e engenharia social

Diandra Guedes
Diandra Guedes

Colaboradora

Publicado em 25 de novembro de 2024 às 13h00.

Usado por mais de 90% dos brasileiros, o WhatsApp se consolidou como a rede social mais popular no Brasil nos últimos tempos. Os dados da pesquisa Digital 2024: Brazil mostram que, ao menos, 147 milhões de pessoas no país utilizam o mensageiro. Por isso, ter a conta no aplicativo clonada pode significar um problema para muitas pessoas.

Alguns indícios simples ajudam o usuário a identificar se sua conta foi duplicada. Veja:

1- Mensagens sem nexo

Quando o aplicativo é clonado, é comum que os hackers enviem mensagem pedindo dinheiro aos amigos e familiares da vítima. Também acontece de mensagens novas aparecerem como lidas ou serem apagadas rapidamente.

2- Edições no perfil

Os invasores também podem reconfigurar a conta da vítima, adicionando ou removendo fotos de perfil, mudando o nome e criando grupos com seus contatos.

3- Aviso de conta sendo usada em outro dispositivo

Outra forma de saber se seu WhatsApp foi clonado é por meio das notificações que indicam que sua conta está sendo utilizada em outros dispositivos. Caso você não tenha autorizado esse acesso, é provável que uma terceira pessoa esteja utilizando-a.

Para garantir a sua segurança, acesse as configurações do aplicativo e verifique a lista de dispositivos conectados. Em seguida, encerre todas as sessões que você não reconhece. 

Para evitar que essa situação aconteça, não conecte sua conta em computadores e redes compartilhadas, como de uma biblioteca pública ou da faculdade, por exemplo.

4- O WhatsApp não permite acessar à conta

Devido às suas ferramentas de segurança, o WhatsApp não permite que o usuário utilize a mesma conta em dois celulares ao mesmo tempo. Por isso, se a sua conta deslogar repentinamente e você não conseguir acessá-la de novo, pode ser sinal de que o golpista conseguiu clonar o seu número e agora está utilizando-o.

Felizmente, para situações como essas a Meta oferece uma solução simples. Basta enviar um e-mail para support@whatsapp.com e pedir que desativem seu WhatsApp temporariamente. Para isso, é necessário enviar os detalhes do pedido e um número de telefone para contato.

Quando o WhatsApp é clonado, o que acontece?

As clonagens de contas do WhatsApp geralmente acontecem por meio de engenharia social, uma técnica usada para obter informações que as pessoas compartilham na web. Em geral, o objetivo dos invasores é usar tais informações para aplicarem golpes de estelionato.

Apesar de ter acesso a todas as conversas antigas não deletadas, se o hacker estiver usando um outro dispositivo, ele não consegue ter acesso às fotos e vídeos da galeria da vítima, mas poderá ver os grupos e contatos nas mensagens abertas.

A situação se complica, caso o invasor consiga fazer um backup e acesse conversas e mídias antigas. Isso pode acontecer, se o mesmo tiver as credenciais do Google Drive ou iCloud da vítima.

Uma das formas de evitar isso é ativar a verificação em dois fatores no aplicativo e a criptografia de ponta a ponta no backup, que também ajuda a impedir que o hacker acesse suas conversas deletadas.

Qual a diferença de clonagem de WhatsApp e roubo de conta?

Apesar destes dois termos serem muitas vezes usados como sinônimos, o roubo e a clonagem de conta são diferentes. A principal discrepância entre eles é que enquanto o primeiro diz respeito ao acesso não autorizado à uma conta existente, o segundo diz respeito a uma cópia feita em outro chip.

Nos dois casos, para evitar que golpistas tenham acesso à sua conta, o indicado é:

  • Não instalar apps de fontes desconhecidas ou não autorizadas;
  • Evitar se conectar em conexões Wi-Fis desconhecidas;
  • Bloquear e denunciar usuários suspeitos;
  • Não clicar em links suspeitos;
  • Só baixar aplicativos de lojas oficiais;
  • Cuidado com aplicativos espiões.

É possível recuperar um WhatsApp clonado?

Sim! Para recuperar um WhatsApp clonado, reinstale o aplicativo, faça login com seu número e confirme o código de verificação. 

Já se você foi vítima de um SIM swap, ou troca de cartão SIM (quando o golpista se passa pelo cliente, entra em contato com a operadora e rouba o número da vítima), será necessário entrar em contato com a sua empresa de telefonia para bloquear o chip antigo, adquirir um novo e transferir seu número. Em seguida, basta configurar o WhatsApp novamente.

Acompanhe tudo sobre:CelularesWhatsApp

Mais de Tecnologia

Bluesky testa recurso de trending topics e promete implementação gradual

Computadores quânticos estão mais perto de nossa realidade do que você imagina

Proibição do TikTok nos EUA pode deixar 'buraco' no setor de compras via redes sociais

Irã suspende bloqueio ao WhatsApp após 2 anos de restrições