Exame Logo

Como evitar que o Facebook rastreie os sites que você visita

O Facebook anunciou que começará a analisar o histórico de navegação de seus usuários mesmo fora da rede social. Saiba como impedir isso com poucos passos

Facebook: rede social quer analisar histórico de navegação dos usuários (Simon Dawson/Bloomberg)

Victor Caputo

Publicado em 16 de junho de 2014 às 10h07.

São Paulo – O Facebook anunciou que começará a analisar os hábitos de seus usuários enquanto eles não estiverem dentro da rede social . Esse é um movimento inédito do Facebook para fornecer a empresas anúncios com foco mais direcionado a seus internautas.

A rede social será capaz de acessar o histórico do navegador. Fazer uma busca no Google sobre videogame , portanto, alertaria o Facebook que você é um potencial comprador de games. Mesmo que você fale muito pouco sobre jogos na rede social, o Facebook saberá que mostrar anúncios dessa área para você lá dentro será efetivo.

Veja também

Isso pode causar certo desconforto nos usuários. Mas é possível, com alguns passos, fugir dos olhos que tudo enxergam de Mark Zuckerberg .

O primeiro passo é ir ao site da Digital Advertising Alliance. Lá, o navegador será analisado e uma lista mostrando as empresas que fazem análise de navegação serão exibidas.

Na lista, basta escolher o Facebook (ou qualquer outra empresa que você não queira mais que analise sua navegação). Depois é só clicar no botão “Submit your choices” (enviar suas escolhas, em inglês).

Com isso, o internauta escolhe que aqueles serviços sejam bloqueados naquele navegador.

Em dispositivos móveis, também é possível. No iOS basta entrar em “Ajustes”, em seguida “Geral”, depois “Restrições” e ir no menu “Publicidade”. É só acionar “Limitar Publicidade Rastreada”.

No Android , o caminho é “Config. Google”, em seguida “Anúncios”, depois “Desativar anúncios c/ base em interesses”. Pronto. Depois disso nenhum aplicativo poderá fornecer anúncios com base na análise de navegação.

Acompanhe tudo sobre:AndroidAnúncios publicitáriosEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaFacebookGoogleInternetiOSmark-zuckerbergPersonalidadesRedes sociaisTecnologia da informação

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Tecnologia

Mais na Exame