Como evitar que o Facebook rastreie os sites que você visita
O Facebook anunciou que começará a analisar o histórico de navegação de seus usuários mesmo fora da rede social. Saiba como impedir isso com poucos passos
Victor Caputo
Publicado em 16 de junho de 2014 às 10h07.
São Paulo – O Facebook anunciou que começará a analisar os hábitos de seus usuários enquanto eles não estiverem dentro da rede social . Esse é um movimento inédito do Facebook para fornecer a empresas anúncios com foco mais direcionado a seus internautas.
A rede social será capaz de acessar o histórico do navegador. Fazer uma busca no Google sobre videogame , portanto, alertaria o Facebook que você é um potencial comprador de games. Mesmo que você fale muito pouco sobre jogos na rede social, o Facebook saberá que mostrar anúncios dessa área para você lá dentro será efetivo.
Isso pode causar certo desconforto nos usuários. Mas é possível, com alguns passos, fugir dos olhos que tudo enxergam de Mark Zuckerberg .
O primeiro passo é ir ao site da Digital Advertising Alliance. Lá, o navegador será analisado e uma lista mostrando as empresas que fazem análise de navegação serão exibidas.
Na lista, basta escolher o Facebook (ou qualquer outra empresa que você não queira mais que analise sua navegação). Depois é só clicar no botão “Submit your choices” (enviar suas escolhas, em inglês).
Com isso, o internauta escolhe que aqueles serviços sejam bloqueados naquele navegador.
Em dispositivos móveis, também é possível. No iOS basta entrar em “Ajustes”, em seguida “Geral”, depois “Restrições” e ir no menu “Publicidade”. É só acionar “Limitar Publicidade Rastreada”.
No Android , o caminho é “Config. Google”, em seguida “Anúncios”, depois “Desativar anúncios c/ base em interesses”. Pronto. Depois disso nenhum aplicativo poderá fornecer anúncios com base na análise de navegação.