Tecnologia

Como assistir transmissões ao vivo pela TV

Veja diferentes formas de assistir às livestreams durante pela televisão

Lives: como assistir as transmissões virtuais pela televisão (Getty Images/Reprodução)

Lives: como assistir as transmissões virtuais pela televisão (Getty Images/Reprodução)

ME

Maria Eduarda Cury

Publicado em 18 de abril de 2020 às 13h45.

Nesse período de quarentena, as transmissões ao vivo estão sendo responsáveis por grande parte do entretenimento em casa. Artistas como Marília Mendonça, Jorge e Mateus, Fresno e até os streamers de videogames já realizaram transmissões para milhões e milhares de pessoas, tendo sido o principal assunto da internet pelos últimos dias.

Neste sábado, acontece o One World: Together at Home, evento organizado pela Organização Mundial da Saúde em parceria com a instituição Global Citizen e a cantora Lady Gaga. Com apresentações de diversos artistas, apresentadores e atores, a transmissão será por plataformas como YouTube, Twitter, Facebook, Instagram e alguns canais de TV, como a Globo.

A grande maioria dessas transmissões são realizadas por plataformas digitais - e assistir a um show por meio de uma tela pequena ou mediana de um celular ou computador pode ser incômodo. Para isso, EXAME reuniu dicas para possibilitar a transmissão de conteúdo digital para a tela da televisão:

Usando Chromecast

Uma das opções é o uso do Chromecast, acessório do Google que permite que usuários sem uma Smart TV transmitam conteúdo do smartphone direto para a televisão. Para fazê-lo funcionar, é necessário uma conexão com a internet e uma TV com entrada HDMI.

Para transmitir o conteúdo, o usuário deve conectar o cabo USB do aparelho na televisão e, em seguida, baixar em qualquer um de seus dispositivos o aplicativo Google Home. Feito isso, é necessário ligar o Bluetooth do celular, o que fará com que ele reconheça o Chromecast e conecte o smartphone com a TV. Uma conexão Wi-Fi é necessária para transmitir o conteúdo diretamente para a televisão.

Smart TVs

Caso possua uma televisão Smart - que são vendidas por marcas como Samsung e LG -, se a live estiver sendo exibida no YouTube, basta abrir o aplicativo no smartphone, pesquisar a live e clicar no ícone de transmissão no canto superior da tela. Então selecione a sua TV e o aplicativo será iniciado diretamente, deixando o smartphone livre para outras atividades.

Para evitar travamentos durante o show, uma dica é usar um cabo de rede que conecte a sua Smart TV direto no roteador Wi-Fi.

Espelhamento de tela

Outra opção, especificamente para quem possui um televisor Samsung, é o espelhamento da tela do smartphone Galaxy compatível com a função SmartView na TV. O usuário deve clicar no ícone desta função no menu de configurações e parear os produtos. Em outros smartphones Android e iOS - vale consultar os modelos elegíveis - o aplicativo SmartThings também permite esse espelhamento e é possível transmitir conteúdo de forma direta. Isso ajuda, por exemplo, a ver lives feitas no Instagram. Outra opção é fazer login na sua rede social no navegador de Internet da TV.

A maioria das TVs possui um sistema operacional intuitiva que também possibilita acesso direto aos aplicativos. Na Samsung, Tizen, e na LG, o webOS.

Outra possibilidade para espelhamento da tela de notebooks - de diversas marcas - na TV é o uso de um cabo HDMI. Já no caso de notebooks Samsung e TV da mesma marca, basta conectar os produtos na mesma rede Wi-Fi e acionar o comando FN+F4 no notebook e em "Conectar a dispositivo sem Fio" procurar pela Smart TV.

Fire TV Stick

Uma alternativa ao Chromecast é o Fire TV Stick, da Amazon. Ele também deve ser conectado ao televisor por meio de um cabo HDMI ou inserido diretamente, conectado a uma tomada e, depois, ao Wi-Fi.

O Fire TV Stick permite que o usuário transforme sua TV comum em Smart, garantindo acesso a aplicativos como Amazon Prime Video, YouTube, Netflix, Spotify, além de uma variedade de jogos e canais de notícias.

Acompanhe tudo sobre:ArtistasCoronavírusTwitterYouTube

Mais de Tecnologia

Meta abre dados do Instagram para estudo do impacto na saúde mental de adolescentes

O que é o Prime Day? Nos EUA, ele deve movimentar US$ 14 bilhões

Elon Musk decide transferir sedes da SpaceX e X para o Texas

81% da Geração Z no Brasil deixa de usar apps por preocupações com privacidade, diz pesquisa

Mais na Exame