Tecnologia

Com 'volume morto', nível do Cantareira chega a 26,7%

A partir de domingo, cerca de 7,3 milhões de moradores já começam a receber água do 'volume morto' do manancial

Cantareira (Sabesp)

Cantareira (Sabesp)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de maio de 2014 às 11h37.

Ao contabilizar a partir desta sexta-feira, 16, a água do "volume morto", a Sabesp elevou de 8,2% para 26,7% o nível do Sistema Cantareira, conjunto de reservatórios usado para abastecer 8 milhões de pessoas na Região Metropolitana de São Paulo. Segundo a companhia, o volume morto acrescenta 18,5 ponto porcentual ao volume útil - o equivalente a 400 milhões de metros cúbicos de água armazenados abaixo das comportas do Cantareira.

A captação foi inaugurada nesta quinta-feira, 15, pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), em Joanópolis, no interior paulista, na tentativa de evitar o desabastecimento do Sistema Cantareira. A partir de domingo, cerca de 7,3 milhões de moradores da Grande São Paulo que ainda são abastecidos pelo Sistema Cantareira já começam a receber água do "volume morto" do manancial.

Os técnicos do governo paulista, no entanto, não sabem quanto tempo os 182 bilhões de litros adicionais devem durar. Segundo estimativa feita pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, o próximo período chuvoso só deve registrar pluviometria dentro da média em dezembro.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasMetrópoles globaisÁguaMeio ambienteSão Paulo capitalGovernoINFO

Mais de Tecnologia

Drones roubam a cena das Olimpíadas de Inverno com imagens em alta velocidade

Rússia bloqueia completamente WhatsApp e sugere app estatal para conversas

Como jogo centenário virou estratégia para o Duolingo atrair a geração Z

Do bloco ao banco: especialista alerta para escalada de golpes no Carnaval