Tecnologia

Com mercado em alta, Samsung traz novas TVs 4K e 8K ao Brasil

O segmento de Smart TVs segue em crescimento, segundo a consultoria GfK

Samsung: fabricante tem modelos Crystal UHD como aposta para volume de vendas (Samsung/Divulgação)

Samsung: fabricante tem modelos Crystal UHD como aposta para volume de vendas (Samsung/Divulgação)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 16 de junho de 2020 às 16h00.

Última atualização em 16 de junho de 2020 às 19h21.

A sul-coreana Samsung traz nesta semana ao Brasil novos modelos de TVs com telas de resolução 4K e 8K. O destaque é para a nova linha de televisores chamada Crystal, que vem com a assistente de voz Alexa, da Amazon, para obedecer comandos de voz em português. O novo microprocessador do produto é o que dá nome à categoria. Ele vem com uma nova tecnologia de melhoria de imagem que aumenta, automaticamente, a resolução de um sinal de imagem que for inferior a 4K.

No total, a Samsung traz ao mercado 34 novos televisores. Na linha 4K, os preços partem de 2.300 reais, com tela de 43 polegadas, e chegam a 20.000 reais, com tela de 82 polegadas. Já na linha QLED 8K, os valores são mais altos, indo de 18.000 reais a 100.000 reais. A fabricante, líder global do mercado de televisores há 14 anos consecutivos (segundo a consultoria IHS Markit), foi a primeira a trazer TVs 8K ao Brasil, no ano passado, e, agora, traz uma segunda geração desses aparelhos. A principal rival, a LG, ainda não trouxe ao mercado nacional seus televisores 8K.

Na linha Crystal UHD, o destaque vai para o modelo TU8000, que vem com o modo ambiente, um recurso que transforma a TV em uma espécie de quadro digital. A ideia é acabar com o espelho preto que é uma televisão desligada na sua sala de estar. O modelo também oferece os comandos de voz com a Alexa, disponíveis em português. Até o fim deste ano, a assistente de voz da Samsung, chamada Bixby, também estará disponível para o uso nesse modelo, que tem telas de 50 a 82 polegadas. 

De acordo com dados da consultoria GfK,  o mercado de TVs no Brasil cresceu 1,3% entre os meses de janeiro a maio deste ano, em relação ao mesmo período em 2018. A participação de mercado dos televisores 4K teve um salto neste ano, crescendo 60% em relação aos primeiros cinco meses do ano passado. Segundo a Samsung, a demanda por aplicativos de streaming de vídeo aumentou neste ano. No período, houve um salto de 40% no uso desses aplicativos nas TVs da marca sul-coreana.

Devido ao interesse, a Samsung se aliou ao Globoplay, maior aplicativo brasileiro de streaming de filmes e séries, para desenvolver uma função que vem sendo chamada de TV híbrida. A ideia é que você comece a ver um conteúdo na TV aberta e, se ele estiver disponível em uma resolução maior no streaming, o sinal de imagem é automaticamente trocado para oferecer a melhor resolução de imagem. Fora isso, séries que têm o primeiro capítulo exibidos na TV podem sugerir ao telespectador o próximo capítulo no aplicativo de streaming.

Em tempos de quarentena, a TV se torna um dos aparelhos mais importantes para o entretenimento, seja para ver séries e filmes ou para jogar games.

Acompanhe tudo sobre:SamsungTV 4K

Mais de Tecnologia

Luxo em Dubai e IA no Texas: como Hussain Sajwani virou o homem de Trump no Oriente Médio

Secom critica decisão de Zuckerberg de remover checagem de fatos dos serviços Meta

CES 2025 bate recorde com mais de 1,3 mil expositores chineses

Nvidia revela menor supercomputador de IA do mundo na CES 2025