Tecnologia

Google torna relógios mais inteligentes com atualização de software

Update traz uma série de novidades aos smartwatches com sistema Android Wear

LG G Watch Urbane (Divulgação)

LG G Watch Urbane (Divulgação)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 20 de abril de 2015 às 12h15.

O Google torna, nesta segunda-feira (20), os relógios inteligentes com sistema Android Wear independentes dos smartphones. Por meio de uma atualização de software, os produtos ganham suporte para conexão Wi-Fi, uma novidade que, segundo o Google, permite o funcionamento pleno mesmo quando não houver um celular pareado por Bluetooth.

O LG Watch Urbane será o primeiro smartwatch a receber essa atualização. Segundo o Google. todos os outros relógios da linha Android Wear também ganharam o update em breve. Isso inclui os modelos disponiveis no Brasil: Moto 360, LG G Watch e Sony SmartWatch 2.

[Review: Moto 360]

Recursos como o monitoramento de passos em caminhadas ou corridas sempre realizados pelos smartwatches sem precisar do pareamento com um smartphone — e, nesse ponto, nada muda.

Outra novidades chegam aos aparelhos com a nova versão do software. Os donos de relógios inteligentes com o sistema do Google poderão ouvir músicas que são reproduzidas no smartphone diretamente pela internet, dessa forma, eliminando a necessidade de estarem na mesma rede. Os aparelhos não precisam, por exemplo, sequer estarem no mesmo ambiente, desde estejam pareados previamente para viabilizar a transmissão de dados.

Com um giro do pulso, o usuário de um poderá interagir com o relógio inteligente. Com um movimento em direção ao corpo, é possível voltar para a tela anterior.

Há também uma função que dá mais jeito de relógio aos dispositivos com Android Wear. Ao olhar para o display, ele se ilumina e mostra as principais notificações do momento, bem como o horário.

Desenhando emojis - Para respostas mais velozes, o software do Google ganhou suporte para emojis. Mas a forma de uso é diferente da que estamos acostumados nos smartphones. O usuário deve desenhar o emoji que quer enviar para um contato, ao responder uma mensagem, e o aparelho reconhecerá e mandará o icone que melhor expressa sua reação no momento.

Mercado - A atualização de software chega poucos dias antes do lançamento do Apple Watch em nove paises, que acontece em 24 de abril. Somente na fase de pré-venda do aparelho, ele pôde superar a marca de 720 mil smartwatches com o sistema Android Wear. Já foram comercializadas mais de 2 milhões de unidades do Apple Watch.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleINFORelógiosRelógios inteligentesTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Google cortou 10% dos cargos executivos ao longo dos anos, diz site

Xerox compra fabricante de impressoras Lexmark por US$ 1,5 bilhão

Telegram agora é lucrativo, diz CEO Pavel Durov

O futuro dos jogos: Geração Z domina esportes eletrônicos com smartphones e prêmios milionários