Tecnologia

Cofundador da Apple está preocupado com computação em nuvem

"Realmente me preocupa tudo o que acontece na nuvem", disse. "Penso que será terrível, que vai haver problemas terríveis nos próximos cinco anos", acrescentou

Steve Wozniak: "Com a nuvem, nada te pertence", disse. "Gosto de sentir que as coisas são minhas", disse o cofundador (©AFP/File / Torsten Blackwood)

Steve Wozniak: "Com a nuvem, nada te pertence", disse. "Gosto de sentir que as coisas são minhas", disse o cofundador (©AFP/File / Torsten Blackwood)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de agosto de 2012 às 18h31.

Washington - Steve Wozniak, cofundador da Apple há mais de 30 anos, juntamente com o falecido Steve Jobs, prevê "problemas terríveis" nos próximos anos com o crescente desenvolvimento da computação em "nuvem" na internet e a externalização dos dados.

Wozniak, que fará 62 anos no próximo sábado, assistiu durante o fim de semana à peça "Agonia e Êxtase de Steve Jobs", monólogo de duras horas em que o ator Mike Daisey sobre as condições de trabalho nas fábricas chinesas que manufaturam produtos da Apple.

O gênio da engenharia, que deixou a Apple em 1987, depois de doze anos na empresa, disse sentir-se incomodado com a evolução do armazenamento de dados de HD em servidores remotos, um processo conhecido como "computação em nuvem".

"Realmente me preocupa tudo o que acontece na nuvem", disse. "Penso que será terrível, que vai haver problemas terríveis nos próximos cinco anos", acrescentou.

"Tudo o que inventei saiu da minha cabeça, não de um livro", disse Wozniak, que usava calças largas e sapatilhas esportivas.

"Com a nuvem, nada te pertence", disse. "Gosto de sentir que as coisas são minhas. Muitos dizem, 'Ah, está tudo no meu computador', mas quanto mais a gente se transfere para a web, para a nuvem, menos controla esses dados", afirmou.

No teatro, muitos pareciam estar mais preocupados com as condições de trabalho na China pela "nuvem", mas Wozniak disse esperar que a situação no país melhorem à medida que o gigante asiático crescer economicamente.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaTecnologia da informaçãoAppleComputação em nuvemSteve Wozniak

Mais de Tecnologia

Empresa de implantes cerebrais de Musk quer cirurgia 'automatizada' em 2026

Samsung quer reinventar o celular — mas cobra caro por isso

Pesquisadores de Pequim desenvolvem chip de alta precisão para aplicações em IA

Meta fecha uma das maiores aquisições de sua história ao comprar startup chinesa de IA