Tecnologia

Claro e Bradesco anunciam sistema de pagamento com celulares

"Meu Dinheiro Claro" é um sistema de pagamentos lançado na Futurecom, a maior feira de tecnologia da informação e telecomunicações da América Latina


	Celular: ferramenta de pagamento via smartphone é o primeiro resultado de uma associação de joint venture assinada pelas duas empresas há um ano
 (Getty Images)

Celular: ferramenta de pagamento via smartphone é o primeiro resultado de uma associação de joint venture assinada pelas duas empresas há um ano (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de outubro de 2013 às 18h07.

Rio de Janeiro - A operadora de telefonia celular Claro, subsidiária da mexicana América Móvil, e o Bradesco, segundo maior banco privado do Brasil, anunciaram nesta quarta-feira uma ferramenta que permite fazer pagamentos, transferências e saques a partir de um smartphone.

"Meu Dinheiro Claro" é um sistema de pagamentos lançado na Futurecom, a maior feira de tecnologia da informação e telecomunicações da América Latina, que vai até amanhã no Rio de Janeiro.

O sistema permite que um aparelho celular da operadora Claro funcione como um cartão de débito para fazer compras, pagar contas, realizar transferências de dinheiro e até sacar nos caixas eletrônicos de Bradesco, segundo porta-vozes das companhias.

Por se tratar de um sistema pré-pago, o proprietário do cartão tem que ter saldo na conta bancária vinculada ao aparelho telefônico.

O sistema não exige o uso de um cartão adicional como em outros métodos de pagamento vinculados a telefones celulares já usados no Brasil.

A ferramenta é o primeiro resultado de uma associação de joint venture assinada pelas duas empresas há um ano.

O sistema será testado inicialmente nos municípios de Belford Roxo, São João de Meriti e Duque de Caxias, na região metropolitana do Rio de Janeiro, e na cidade de Goiânia, capital de Goiás.

Dependendo dos resultados do piloto o serviço será estendido gradualmente para o resto do Brasil a partir de 2014.

Segundo o diretor de serviços de valor agregado da Claro, Alexandre Olivari, a ferramenta está dirigida aos 48% da população brasileira que não tem conta bancária.

A Claro, com 66 milhões de clientes, é a terceira maior operadora de telefonia celular do Brasil, atrás da Vivo, subsidiária da Telefônica, e da TIM, de Telecom Italia.

A Vivo já oferece há alguns meses, também de forma experimental em seis cidades do Brasil, o sistema financeiro por celular Zuum, que permite aos proprietários de smartphones com conta bancária vinculada realizar transferências e consultar o saldo bancário.

O Zuum oferece um cartão de plástico adicional que pode ser usada para retiradas em caixas eletrônicos e pagamentos em lojas associadas.

Acompanhe tudo sobre:3GBancosBradescoClaroEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas mexicanasmeios-de-pagamentoOperadoras de celularpagamento-via-celularServiçosTelecomunicações

Mais de Tecnologia

Apple Watch vai completar 10 anos: qual o futuro do dispostivo?

Microsoft obriga funcionários na China a usarem iPhones

De lavador de pratos a CEO bilionário: a jornada de Jensen Huang na Nvidia

Lançado há um ano, Threads ainda quer ser o novo Twitter

Mais na Exame