D-Box: poltronas que chacoalham acompanhando a ação do filme (D-Box/Facebook)
Da Redação
Publicado em 18 de agosto de 2014 às 16h12.
São Paulo - Imagine se, ao assistir um filme no cinema, você pudese sentir, por meio da poltrona, as vibrações do que passa na tela. Pois saiba que isso já é possível, graças a tecnologia D-Box.
Lançada recentemente no Brasil pela rede Cinemark, a novidade foi criada pela empresa canadense D-Box.
"Sensores eletrônicos extremamente precisos transmitem comandos para as poltronas, que se movimentam para simular vibrações e quedas", afirma a Cinemark sobre a novidade em seu site.
A rede lembra que essas poltronas não são recomendadas para grávidas, idosos, pessoas com doenças cardíacas ou problemas nas costas, cabeça ou pescoço.
Como funciona
A D-Box transmite vibrações e outras sensações ao espectador por meio de mecanismos hidráulicos e pneumáticos embutidos na poltrona. Esses efeitos são sincronizados com o filme que está sendo exibido.
É possível regular a intensidade da experiência por meio de um controle na própria poltrona.
Até o momento, a tecnologia D-Box está disponível em algumas fileiras de salas do Cinemark nos shoppings Villa-Lobos (São Paulo, SP), Vitória (Vitória, ES) e Midway Mall Natal (Natal, RN). Os preços vão de 42 a 44 reais, dependendo da cidade, para exibições em 3D.
A D-Box não é a única tecnologia nos cinemas brasileiros que oferece experiências desse tipo. Em quatro de suas salas, a rede Cinépolis oferece poltronas 4DX.
Criadas pela empresa coreana CGV, elas usam sistemas eletrônicos para produzir trepidações, além de sensações de queda, aceleração e frenagem. As salas com 4DX ainda têm 20 efeitos de luzes, água, vento, aromas e névoa.
A seguir, veja vídeo de divulgação da D-Box: