Cinco rumores e expectativas sobre o Windows 9
O software é aguardado desde o lançamento do Windows 8, em 2012
Lucas Agrela
Publicado em 29 de setembro de 2014 às 19h30.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h02.
O Menu Iniciar favorece a usabilidade e é aclamado por muitos internautas. Uma imagem publicada pelo ComputerBase.de indica que ele irá retornar. No Windows 8, o ícone desapareceu e acabou voltando no 8.1, mas apenas como um atalho para a interface Modern (antiga Metro). Segundo o Super Site For Windows, será possível até mesmo ajustar o tamanho do menu. E mais importante ainda: há um botão de fácil acesso para desligar o PC.
Assistente pessoal do Windows Phone, a Cortana pode chegar aos computadores para auxiliar o uso de software por comandos de voz. Em agosto, o site alemão WinFuture publicou uma série de capturas de tela mostrando o recurso. Além disso, o Windows RT, usado em alguns tablets, deve se fundir com a versão móvel do sistema.
Haverá uma nova pasta chamada de Home que será a tela padrão ao abrir uma nova janela do Explorer. Ela reúne a área de trabalho, os downloads, as pastas mais acessadas e os arquivos recentemente usados.
O Windows 9 deve ser gratuito para quem possui licença original do Windows 8.1. A abordagem lembra a estratégia usada pela Apple nos últimos anos. Em 2012, a atualização do Windows 7 para o 8 custava 84 reais via download.
O novo Windows chegará aos consumidores apenas em 2015, após seu lançamento oficial em uma data entre outubro e novembro de 2015. Bem antes disso, ainda neste ano, a Microsoft irá oferecer o Windows Technical Preview.