Tecnologia

Cinco passos para avaliar a reputação de uma loja on-line

Não faça compras na web antes de pesquisar o estabelecimento

No comércio digital, antes de fechar negócio, portanto, é preciso avalilar a reputação do site (Arquivo)

No comércio digital, antes de fechar negócio, portanto, é preciso avalilar a reputação do site (Arquivo)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de novembro de 2011 às 14h11.

Os especialistas em comércio eletrônico e defesa do consumidor incentivam usuários da rede a adotar uma espécie de lei: nunca faça compras na web sem pesquisar. Antes de fechar negócio, portanto, é preciso avalilar a reputação do site. Isso pode evitar dissabores e até mesmo golpes.

Para afastar os problemas, VEJA ouviu o advogado Renato Opice Blum, coordenador do curso de direito digital da Faculdade Getúlio Vargas (FGV), Marcos Diegues, assessor técnico do Procon-SP, Pedro Guasti, diretor-geral da consultoria em e-commerce e-bit, e Maurício Vargas, fundador do site Reclame Aqui. Eles sugeriram cinco ações, apresentadas abaixo, para determinar a reputação de um site e auxiliar o consumidor na tarefa de encontrar as lojas de maior credibilidade.

Google

O primeiro passo para a compra de um produto na internet é buscar na própria rede referências sobre a loja onde a aquisição deverá ser realizada. Uma simples pesquisa em buscadores como o Google pode ser de grande ajuda. A partir do levantamento, o usuário pode ter acesso a avaliações (reclamações e elogios) que outros consumidores já fizeram da loja virtual em questões e também a informações em geral sobre a empresa, como problemas com órgãos de defesa do consumidor.

Redes sociais e de reclamações

Antes de fornecer o número de seu cartão de crédito a uma loja on-line, deve-se fazer uma parada obrigatória em redes sociais, como o Facebook e Twitter, e sites especializados em reunir avaliações de consumidores, como o Reclame Aqui. Milhares de pessoas têm usado esses ambientes para expor seus pontos de vista sobre o desempenho dos estabelecimentos eletrônicos: atrasos na entrega, condições de troca, atendimento em caso de problemas, cancelamento da compra etc. É a prova de fogo para as lojas on-line: as melhores aparecem bem nos serviços; as piores são duramente criticadas. O consumidor pode tirar vantagem disso.

Canais de contato

Os especialistas em defesa do consumidor chamam a atenção para um ponto que é negligenciado por muitos consumidores: os canais de comunicação com a loja on-line. Antes da compra, é fundamental checar no site quais os meios para contatar o estabelecimento eletrônico em caso de problemas. Confira se o site informa endereço físico e telefone. Depois da compra, pode ser tarde para procurar esses dados. Ou reclamar que eles não estão disponíveis.


Receita Federal

Fazer uma pesquisa sobre o CNPJ da loja on-line no site da Receita Federal é uma opção para se certificar sobre a veracidade dos dados disponibilizados no site ou nota fiscal. Para tanto, basta acessar o endereço www.receita.fazenda.gov.br, clicar na aba "Empresa", escolher a opção "Emissão de Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral" e, em seguida, preencher o campo CNPJ.

Registro BR

Outra maneira de conferir a credibilidade de uma loja on-line é fazer uma pesquisar no site Registro BR. O serviço público é o cadastro oficial dos endereços eletrônicos registados no Brasil, reunindo informações legais sobre todos eles. Ali, o consumidor pode encontrar, entre outros, dados como endereço físico e telefone.

Acompanhe tudo sobre:e-commerceInternetSites

Mais de Tecnologia

O poder dos games: Logitech aumenta projeções anuais após crescimento de 12% no primeiro trimestre

Spotify reporta crescimento acima do esperado no segundo trimestre após aumento de preços

Wiz recusa oferta de compra feita pelo Google

Prisão do fundador da Kakao abala mercado de k-pop

Mais na Exame