Tecnologia

Cientistas da computação criam laboratório de inteligência artificial

Siemens, Bayer e DeepMind, a empresa de IA da Alphabet, a companhia controladora do Google, estão entre as empresas que se comprometeram a apoiar o grupo

Inteligência artificial (Oli Scarff/Getty Images)

Inteligência artificial (Oli Scarff/Getty Images)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 10 de dezembro de 2018 às 14h59.

Última atualização em 10 de dezembro de 2018 às 14h59.

Um grupo de ilustres cientistas da computação se uniu para criar um novo laboratório pan-europeu dedicado à inteligência artificial.

O Laboratório Europeu de Aprendizagem e Sistemas Inteligentes (Ellis, na sigla em inglês) administrará laboratórios físicos e criará um programa educacional para doutorandos que estudam um tipo de IA chamado aprendizagem de máquina, servindo também como uma ponte entre universidades e empresas na região.

Siemens, Bayer e DeepMind, a empresa de IA com sede em Londres de propriedade da Alphabet, a companhia controladora do Google, estão entre as empresas que se comprometeram a apoiar o grupo.

“Precisamos disso porque temos enfrentado esse desenvolvimento com enormes investimentos de grandes corporações em inteligência artificial na China e também nos EUA”, disse Bernhard Schölkopf, diretor do Instituto Max Planck para Sistemas Inteligentes, na quinta-feira, ao anunciar a iniciativa.

Apesar de muitos pesquisadores de IA serem europeus, eles muitas vezes acabam trabalhando para empresas de tecnologia ou universidades dos EUA. “A Europa ficará para trás se não se aperfeiçoar e investir muito mais”, disse ele.

Em referência direta ao rápido desenvolvimento da IA na China, ele disse que o Ellis desenvolverá a IA “de maneira benéfica, e que o mais alto nível de pesquisa em IA é feito em sociedades abertas”.

Além de Schölkopf, entre os cientistas que apoiam o projeto estão Nicolò Cesa-Bianchi, da Universidade de Milão, e Neil Lawrence, pesquisador da Universidade de Sheffield que também trabalha na Amazon.

Schölkopf anunciou o Ellis em Montreal, que está organizando a conferência Neural Information Processing Systems, uma importante reunião anual de pesquisadores de IA, e uma conferência do Grupo dos Sete sobre IA.

Acompanhe tudo sobre:EuropaInteligência artificialTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Elon Musk confirma terceiro filho com funcionária da Neuralink Shivon Zilis

Na era do vício digital, a abstinência e a liberdade de 24 horas sem WhatsApp

Agora todos poderão ver o que você comenta em um story do Instagram; saiba como

Boeing Starliner tem retorno à Terra adiado pela segunda vez

Mais na Exame