Cientistas comprovam teoria de How I Met Your Mother
Cientistas da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, confirmaram a existência do “efeito cheerleader”, de Barney Stinson
Da Redação
Publicado em 27 de agosto de 2014 às 09h21.
São Paulo - Se você é fã da série How I Met Your Mother, provavelmente já riu das teorias sobre mulheres criadas pelo personagem Barney Stinson. Elas parecem malucas, mas cientistas da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, confirmaram a existência do “efeito cheerleader”.
Barney explica sobre o fenômeno no sétimo episódio da quarta temporada. Durante uma conversa com seus amigos no bar, o personagem mostra algumas garotas que parecem bonitas apenas quando estão em grupo. Mas nenhuma é atraente quando vista sozinha.
O artigo dos cientistas da Universidade da Califórnia foi publicado na revista científica Psychological Science. Segundo a pesquisa, o fenômeno acontece não apenas com mulheres, mas com qualquer grupo de pessoas.
O “efeito cheerleader” acontece porque o sistema visual cria um padrão ao observar o rosto de várias pessoas em conjunto, como se fizesse uma média conjunta. Isso significa que os rostos são mais atraentes quando vistos em grupo porque se parecerem similares a um rosto médio do grupo, o que é mais atraente que o rosto individual de cada um.