Tecnologia

China prepara seu próprio sistema operacional móvel

O sistema será baseado em alguma distribuição do kernel Linux, e deverá abrir concorrência contra o Android e o iOS no país

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de janeiro de 2014 às 19h03.

A China planeja lançar um sistema operacional móvel próprio, desenvolvido para oferecer uma alternativa do governo às plataformas atuais.

Chamada de China Operating System (COS), a plataforma deve ser lançada embutida em dispositivos, com possível expansão para ser usada em outros aparelhos.

Segundo o blog Engadget China, o COS foi criado por desenvolvedores da Academia Chinesa de Ciências em parceria com empresas privadas.

O sistema será baseado em alguma distribuição do kernel Linux, e deverá abrir concorrência contra o Android e o iOS no país.

A China cresceu como um grande centro produtor de hardware, mas o governo procura por um sistema operacional desenvolvido localmente e que lide melhor com o idioma do país, onde os principais software disponíveis pecam.

Alguns vídeos publicados na internet mostram um dispositivo rodando o COS, embora apresente características similares ao Android.

No entanto, o COS não é a primeira tentativa do governo chinês de produzir um sistema operacional próprio. Em 2009 o projeto “oPhone” foi lançado com o objetivo de fornecer uma plataforma móvel para smartphones chineses, mas o sistema encontrou problemas para se estabelecer no mercado e foi cancelado.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaIndústria eletroeletrônicaSmartphonesSoftware

Mais de Tecnologia

Ministério da Justiça pede que Apple e Google criem senha biométrica para emails em smartphones

Hasbro, de brinquedos 'analógicos', vai focar agora em jogos digitais

Um dos favoritos da Geração Z, Duolingo tem trimestre robusto

Apple prepara novo Mac Mini com Chip M4, que será o menor computador da empresa

Mais na Exame