Tecnologia

CERT.br lança fascículo sobre privacidade na internet

Publicação foi lançada no dia 5 de fevereiro e, segundo o CERT.br, o Brasil é um dos países com o maior número de usuários de internet e redes sociais


	Mulher faz compras pela internet: com o aumento do uso da rede mundial de computadores e da adesão a esses serviços, cresce também a preocupação com a privacidade
 (AFP/ Matt Inman)

Mulher faz compras pela internet: com o aumento do uso da rede mundial de computadores e da adesão a esses serviços, cresce também a preocupação com a privacidade (AFP/ Matt Inman)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de fevereiro de 2013 às 08h45.

São Paulo – O Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br) lançou o fascículo de sua Cartilha de Segurança dedicado aos cuidados que se deve ter para preservar a privacidade na internet.

A publicação foi lançada no dia 5 de fevereiro, Dia Mundial da Internet Segura. O CERT.br é mantido pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), órgão ligado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

Segundo o CERT.br, o Brasil é um dos países com o maior número de usuários de internet e de redes sociais. Com o aumento do uso da rede mundial de computadores e da adesão a esses serviços, cresce também a preocupação com a privacidade, não somente no compartilhamento de informações como na manipulação de dados pessoais, de forma geral.

Privacidade é o quarto fascículo publicado pelo Centro. Assim como os anteriores (Redes Sociais, Senhas e Comércio Eletrônico), o material tem origem no conteúdo da Cartilha de Segurança para Internet, lançada em 2012.

A ideia da publicação em fascículos é destacar e reforçar assuntos específicos de grande relevância para garantir o uso da internet com mais segurança.

Algumas das principais dicas do fascículo de Privacidade são: utilizar conexão segura quando acessar e-mails por navegadores web; ser cuidadoso ao usar cookies; armazenar dados sensíveis em formato criptografado; pensar bem antes de divulgar informações; ser cuidadoso ao usar e ao elaborar senhas; e manter o computador seguro.

O fascículo, gratuito, é ilustrado e está disponível em formato PDF. Para facilitar a disseminação do seu conteúdo, o material está licenciado sob Creative Commons.

Mais informações, clique aqui.

Acompanhe tudo sobre:InternetRedes sociaisseguranca-digital

Mais de Tecnologia

Bluesky testa recurso de trending topics e promete implementação gradual

Computadores quânticos estão mais perto de nossa realidade do que você imagina

Telegram se torna lucrativo após 11 anos, mas enfrenta críticas globais sobre moderação de conteúdo

Proibição do TikTok nos EUA pode deixar 'buraco' no setor de compras via redes sociais