Tecnologia

Carros sem motorista podem estar nas ruas até 2035, diz IEEE

Levantamento com 200 especialistas mostrou que engenheiros acreditam que freio, volante e buzina podem deixar de existir dentro de cerca de 20 anos


	Carros: "A tecnologia de sensores é relativamente barata e será de grande influência”
 (Getty Images)

Carros: "A tecnologia de sensores é relativamente barata e será de grande influência” (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de julho de 2014 às 17h56.

São Paulo - Uma pesquisa realizada pelo IEEE (Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos) apontou que a expectativa de seus membros é que carros sem motorista estejam nas ruas até o ano de 2035.

Para o levantamento, a entidade internacional realizou cerca de 200 entrevistas no último mês de junho com um grupo de pessoas que incluía de universitários a profissionais com 20 anos de experiência.

Na opinião dos entrevistados, responsabilidade legal, fatores políticos e aceitação do consumidor são os maiores obstáculos a serem superados pelos carros sem motorista para se tornarem populares.

“Uma vez que os elementos fundamentais como responsabilidade legal e política estejam definidos, a tecnologia e infraestrutura estarão presentes", afirmou em nota Yaobin Chen, professor da Escola Purdue de Engenharia e Tecnologia.

Itens

De acordo com a pesquisa, engenheiros acreditam que, até 2030, itens como buzinas, freios de emergência e espelhos retrovisores serão removidos dos carros.

Já o volante e os pedais do acelerador e freios devem ser dispensados até 2035, segundo a opinião dos entrevistados.

Para eles, recursos como GPS, softwares e sensores tendem a ganhar importância nos próximos anos. Estes itens foram citados como essenciais por, respectivamente, 31%, 48% e 56% daqueles que responderam à pesquisa.

"A tecnologia de sensores é relativamente barata e será de grande influência na criação de veículos sem condutor de baixo custo”, afirmou em nota Christoph Stiller, professor do Instituto de Tecnologia Karlsruhe, da Alemanha

Atualmente, empresas como o Google já têm projetos voltados para o desenvolvimento de carros sem motorista ou autõnomos.

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaCarrosEngenhariaEngenheirosGPSIndústria eletroeletrônicaSoftwareVeículos

Mais de Tecnologia

WhatsApp traz recurso para personalizar balões de conversa e papéis de parede

Instagram testa botão de dislike para comentários

Governo Trump quer mudar critérios de subsídios criados por Biden para empresas de chip

Shein deve adiar IPO após Trump acabar com isenção para pacotes da China