Street View (Reuters)
Da Redação
Publicado em 3 de setembro de 2013 às 13h26.
São Paulo - Desde que iniciou o projeto do Google Street View, a empresa americana busca mapear diferentes regiões do mundo com automóveis equipados de câmeras externas. A atividade nada discreta chamou a atenção de moradores do vilarejo de Sa-eab, no norte da Tailândia, que bloquearam a passagem de um dos carros e interrogaram o motorista, sob suspeita de espionagem.
De acordo com a agência Associated Press, um grupo de 20 camponeses fizeram o motorista jurar em frente a uma estátua de Buda que ele não tinha más intenções ao mapear a região com as câmeras. Em entrevista à imprensa, um dos moradores afirmou que não era contra o projeto e pediu desculpas pelo ocorrido.
Em resposta ao incidente, o Google considerou que o mal entendido já está superado. "Ao embarcar em novos projetos, acabamos encontrando com desafios que não esperamos. Com o Street View não é diferente", disse um porta-voz da companhia.
A Tailândia é o 35º país do mundo que foi mapeado pelos veículos do Google. Em 2011, o governo local selou uma parceria com a empresa para estimular o turismo por meio de imagens das atrações locais captadas pelo Street View.