Tecnologia

Carro da Tesla prevê acidente de trânsito. Assista ao vídeo

O automóvel emitiu um alerta sonoro e, em seguida, acionou os freios

Tesla: os carros com o hardware de primeira geração do piloto automático receberam a atualização (Spencer Platt/Getty Images)

Tesla: os carros com o hardware de primeira geração do piloto automático receberam a atualização (Spencer Platt/Getty Images)

Marina Demartini

Marina Demartini

Publicado em 28 de dezembro de 2016 às 17h22.

Última atualização em 28 de dezembro de 2016 às 17h24.

São Paulo – Uma tecnologia recentemente inserida nos carros da Tesla mostrou que está funcionando muito bem. Uma câmera instalada em um automóvel da marca capturou o momento em que a função piloto automático do carro previu um acidente de trânsito segundos antes de acontecer.

Um vídeo, publicado no Twitter pelo usuário Hans Noordsij, mostra um veículo da Tesla na rodovia A2 da Holanda. Em seguida, a função piloto automático do carro emite um alerta. Uma fração de segundos depois, um veículo na frente do Tesla bate em um modelo SUV que estava à sua frente.

Em setembro deste ano, a Tesla lançou a atualização 8.0 de seu software e, junto a ela, uma nova tecnologia de processamento de radar. Todos os veículos da Tesla equipados com o hardware de primeira geração do piloto automático, como os modelos S e X, receberam a nova função. 

Uma das principais características desse recurso é a capacidade de o sistema ver além do carro à sua frente e, consequentemente, acompanhar dois veículos que estão à sua dianteira -- e foi exatamente o que o automóvel fez antes de o acidente acontecer. O Tesla não estava apenas observando o primeiro veículo à sua frente, mas também a SUV na frente dele.

Noordsij ainda aponta na rede social que, além de avisar sobre o acidente, o automóvel também freou antes que o motorista acionasse os freios manualmente. Segundo ele, as pessoas envolvidas no evento não sofreram lesões graves.

Você pode ver o vídeo do acidente abaixo:

Acompanhe tudo sobre:acidentes-de-transitoCarrosTesla

Mais de Tecnologia

Segurança de dados pessoais 'não é negociável', diz CEO do TikTok

UE multa grupo Meta em US$ 840 milhões por violação de normas de concorrência

Celebrando 25 anos no Brasil, Dell mira em um futuro guiado pela IA

'Mercado do amor': Meta redobra esforços para competir com Tinder e Bumble