5D Mark III
Da Redação
Publicado em 6 de fevereiro de 2013 às 09h34.
Avaliação de Cauã Taborda / Com um sensor full frame de 22 megapixels, é difícil não fazer uma boa foto com a Canon 5D Mark III. A nova versão da aclamada DSLR da Canon mostrou nos testes do INFOlab que é muito mais interessante que uma mera atualização. Avaliada no mercado brasileiro por 24 mil reais, essa câmera é destinada a profissionais que precisam de um equipamento de ponta e que lidam com situações exigentes.
Seguindo os moldes e lógica de operação da Mark II, o novo modelo avança internamente. Além de um sensor de maior qualidade, essa DSLR faz até 6 frames por segundo em formato RAW, contra três do modelo anterior. O ISO máximo passou de 25.600 para 102.800. Outro salto foi realizado no sensor de autofoco, que passou de 9 para 61 pontos. O sistema é o mesmo utilizado pela 1D X, a câmera de maior soma de recursos da Canon. Outras melhorias em relação ao modelo anterior são: exposição múltipla, HDR, entrada para fones e comparação de imagens lado a lado.
O LCD de 3,2 polegadas da Mark III também merece destaque. Com 1.040.000 pontos, traz a melhor definição de imagem que já passou pelo INFOlab. Há uma leve saturação nas cores, principalmente no tom azul, mas nada que gere incômodo. Além disso, a interface oferece recursos interessantes, como um histograma em tempo real para a captação de vídeo.
Como é comum nas DSLRs, há uma infinidade de recursos e controles manuais. Há algumas novidades, como o botão RATE. Com ele o usuário pode atribuir uma nota a cada foto, facilitando a seleção dos melhores cliques. O tradicional direcional da Canon deu lugar a uma alavanca, o que limita os usos da roda traseira. Ela pode ser pressionada como um botão, o não tem função a princípio: para selecionar as opções é preciso apertar outro botão, o SET. Peculiaridades como essa se repetem pelos controles manuais da câmera. Contudo, a lógica dos controles, que adere a sistemas convencionais como a roda de exposição com modo auto, é mais fácil de penetrar que a da Nikon D800. Os controles virtuais, entretanto, são difíceis de criticar. Os menus conseguem ser mais fáceis de entender que os da D800, sem deixar de oferecer o mesmo nível de complexidade para quem quiser ir mais fundo.
Com 963 g, a 5D Mark III é uma câmera robusta, mas extremamente ergonômica e que oferece boa pegada. O encaixe para as mãos e o acesso aos controles são muito bons.
Em nossos testes no INFOlab, a câmera gerou bons resultados. Com ótima definição de imagem e alta resistência ao ruído, o sensor ASP-C de 36 por 24 mm provou que é versátil, mas não causou uma impressão marcante. Esse foi o trabalho do processador de imagem Digic 5+, que finalmente inclui correção e aberração cromática para o formato JPEG.
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http://videos.abril.com.br/info/id/f853fbdbf941055e045b2c1197fd03a0
Pixels efetivos | 22,3 |
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Filmagem | 1.080p |
LCD | 3,2 |
Peso | 963 g (corpo) |
Prós | Full frame; 61 pontos de foco; qualidade de imagem; controles amigáveis |
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Contras | Gravação de áudio mono; autofoco ruim com o modo vídeo |
Conclusão | Câmera de alta confiabilidade pra profissionais. Gravação de vídeo não é um ponto forte. |
Imagem | 8,9 |
Velocidade | 7,8 |
Visor | 9,7 |
Recursos | 9,2 |
Design | 8,8 |
Média | 8.9 |
Preço | R$ 23.999 |