Tecnologia

Campanha com meninas falando palavrão é retirada do ar pelo YouTube e causa polêmica

Meninas falam palavrão para lutar contra o machismo

campanha}_fuck (divulgação)

campanha}_fuck (divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de outubro de 2014 às 13h38.

A organização FCKH8, conhecida por suas ações polêmicas em defesa de causas sociais, lançou esta semana uma campanha no YouTube com meninas de 6 a 13 anos protestando pelos direitos das mulheres. O comercial mostra cinco garotas vestidas de princesas, numa crítica à visão tradicionalista do sexo feminino; mas elas logo começam a falar muitos palavrões, mostrando que "princesas" também podem fazer isso. 

O vídeo dividiu opiniões e chegou a ser removido do YouTube e Vimeo por horas. No entanto, as duas plataformas voltaram atrás e a campanha já está no ar novamente. Claro que isso não impediu o debate caloroso em torno da estratégia escolhida pela FCKH8. 

As garotas da campanha discursam sobre o problema da desigualdade salarial entre sexos, da violência dómestica e do estupro, entre outros graves problemas que mulheres no mundo todo ainda enfrentam. Um exemplo citado por elas: uma entre cinco mulheres sofrerá assédio sexual ao longo de sua vida. 

"Aqui vai uma dica quente! Pare de dizer às meninas como elas devem se vestir e comece a ensinar aos meninos a não nos estuprar – porra", bravejam as garotas no vídeo.

A campanha também promove a venda de camisetas com mensagens anti-sexistas; segundo seus criadores, 5 doláres da venda de cada camiseta são revertidos para instituições que lutam por causas sociais.

Confira o vídeo das garotas desbocadas: 

//www.youtube.com/embed/XqHYzYn3WZw

Acompanhe tudo sobre:Empresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleINFOInternetYouTube

Mais de Tecnologia

Foguete da Toyota? Entenda por que a fabricante do Corolla está mirando o espaço

Investimento de US$ 1 bi da Apple não resolve proibição do iPhone 16 na Indonésia

MPF oficia Meta para saber se mudanças na política de checagem de fatos se aplicam ao Brasil

Irmã de Sam Altman acusa CEO de abuso; familia alega preocupações com a saúde mental de Annie Altman