Tecnologia

Cabo USB reversível promete acabar com as frustrações dos usuários

USB Type-C segue proposta do cabo Lightning da Apple, e se encaixa nas entradas independente do lado em que é conectado

usb31typec (Reprodução / The Verge)

usb31typec (Reprodução / The Verge)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de abril de 2014 às 11h14.

Hoje o padrão de conectores mais utilizado no mundo, o USB deve ganhar uma reformulação radical em breve na arquitetura de seus cabos. Chamado de USB Type-C, o formato fora anunciado em dezembro do ano passado como parte da versão 3.1 da tecnologia – mas só agora ganhou um “rosto”, que revela seu novo design reversível.

Pode não soar como tal, mas o funcionamento dele é simples e similar ao padrão Lightning da Apple, assim como tamanho do acessório. Não há mais “de cabeça para baixo” nos cabos, que se encaixam na entrada de um smartphone ou HD externo compatível, por exemplo, independente da posição – ou seja, pode ser o fim definitivo de uma era de tentativas frustradas na hora de plugar um conector.

Segundo uma renderização da Foxconn, divulgada pelo The Verge, computadores também deverão contar com uma porta adaptada para esse USB Type-C. Assim, é bem possível que vejamos o surgimento de cabos com ambas as extremidades baseadas nesse design reversível. Por fim, em termos técnicos, o padrão USB 3.1 promete oferecer largura de banda de até 10 Gbps, o dobro dos 5 Gbps do USB 3.0.

De acordo com o grupo responsável pela padronização e divulgação da tecnologia, esse novo design deverá ser finalizado até o meio deste ano. Mas mesmo após seu término, ainda será preciso aguardar até que fabricantes de computadores, smartphones e outros dispositivos comecem a criar aparelhos compatíveis, já que as portas atuais não suportarão a ponta menor.

Claro, adaptadores, como os vendidos pela Apple para seus cabos Lightning, podem aparecer no mercado e servir como uma solução momentânea até a devida popularização do formato. Mas o processo todo pode levar algum tempo, especialmente se levarmos em conta a demora na adoção do padrão USB 3.0 atual. 

Acompanhe tudo sobre:Indústria eletroeletrônicaINFOSmartphonesUSB

Mais de Tecnologia

Como a greve da Amazon nos EUA pode atrasar entregas de Natal

Como o Google Maps ajudou a solucionar um crime

China avança em logística com o AR-500, helicóptero não tripulado

Apple promete investimento de US$ 1 bilhão para colocar fim à crise com Indonésia