Tecnologia

Bug no Facebook permite que usuários saibam sua própria popularidade

Falha mostra números de visualizações em fotos, compartilhamentos e links

Facebook  (geralt via Pixabay)

Facebook (geralt via Pixabay)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de outubro de 2015 às 11h41.

Normalmente, um usuário pode ver quantas curtidas, compartilhamentos ou comentários tem um de seus posts, mas não por quantas pessoas ele foi visto. Ao menos era o que ocorria antes da descoberta de uma falha no site mobile do Facebook, que mostra aos usuários exatamente este número. O erro também informava a usuários o número de visualizações de postagens de outras pessoas e páginas, que não a sua própria.

O bug exibia, abaixo de uma postagem, o número de pessoas que haviam a visualizado, de forma semelhante ao que ocorre com páginas de marcas ou pessoas públicas.

Isso não é algo que deveria acontecer, já que o Facebook possui um algoritmo interno que decide para quantas e quais pessoas seus post será mostrado. No caso de páginas, existe a possibilidade de se pagar ao Facebook por exposição extra, mas isso não ocorre com perfis pessoais.

A falha ocorre apenas na versão mobile do site, ou seja, não é possível ver o bug utilizando aplicativos. Quando testado pelo INFOlab, não foi possível notar a falha, tanto acessando o site mobile por um computador, como pelo smartphone. No entanto, além de algumas capturas de tela que mostram o ocorrido, o Facebook confirmou o bug ao site The Verge e disse que estava a caminho de resolvê-lo.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaFacebookIndústria eletroeletrônicaINFOInternetRedes sociaisSmartphones

Mais de Tecnologia

Uber apresenta instabilidade no app nesta sexta-feira

Zuckerberg diz que reação de Trump após ser baleado foi uma das cenas mais incríveis que já viu

Companhias aéreas retomam operações após apagão cibernético

O que faz a CrowdStrike, empresa por trás do apagão cibernético

Mais na Exame