Tecnologia

Brasileiros lideram acesso a sites de telefonia celular no mês passado

Envio de mensagens de texto e possível influência do Dia dos Namorados impulsionaram acesso às operadoras pela internet em junho

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h42.

Os brasileiros foram os líderes mundiais em tempo de acesso a sites de telefonia celular em junho. Cada internauta gastou, em média, 20 minutos e 38 segundos navegando nos portais das operadoras no mês passado. Os Estados Unidos vieram em seguida, com uma média de 20 minutos e 11 segundos. Segundo o diretor de Serviços de Análises do Ibope/NetRatings, Marcelo Coutinho, é a primeira vez que o país alcança esta posição. "É mais um sinal de que os usuários brasileiros, principalmente os jovens, já estão maduros para iniciativas que explorem a convergência entre telefonia celular e internet", afirmou.

Conforme Coutinho, o que impulsionou os acessos a esses sites, em junho, foram os serviços de mensagens de texto para celular (o chamado Short Message Service - SMS). Embora esse tipo de site seja cada vez mais acessado no país, Coutinho observa que o resultado do último mês pode ser resultado de alguma influência sazonal, como a comemoração do Dia dos Namorados, que pode ter estimulado mais envio de mensagens a celulares. Por isso, o diretor do Ibope/NetRatings diz que é cedo para avaliar se os brasileiros manterão a liderança em tempo de acesso a estes sites.

O Ibope/NetRatings acompanha 15 categorias de uso da internet, divididas em 84 tipos. Os sites de telefonia celular pertencem à categoria "telecomunicações e serviços de internet", a que consumiu o maior tempo médio de acesso dos brasileiros no mês passado: duas horas e 52 minutos. Em seguida, veio a categoria "serviços de busca, portais e comunidades virtuais", na qual os internautas passaram cerca de duas horas e 24 minutos navegando. A terceira mais acessada é a de "computadores e aparelhos eletrônicos", com a média de uma hora e 42 minutos.

No mês passado, cada usuário brasileiro navegou, em média, 13 horas e cinco minutos pela internet. Com isso, o país prossegue como o vice-campeão mundial em tempo de acesso à rede, atrás apenas do Japão, onde cada internauta gastou, em média, 15 horas e 20 minutos em junho. O Brasil encerrou o último mês com 11,76 milhões de usuários domiciliares, pouco acima dos 11,68 milhões de maio.

Comunidades

Coutinho também destacou a participação brasileira em comunidades virtuais. No mês passado, 55,2% dos internautas do país visitaram algum site desse tipo. Conforme o executivo, a porcentagem coloca o Brasil na vice-liderança da categoria, atrás novamente do Japão, onde 63,9% dos internautas acessaram comunidades virtuais em junho.

Conforme Coutinho, a presença de jovens entre 12 e 24 anos é marcante em sites desse tipo, bem como nos de telefonia celular (sobretudo nas áreas de envio de mensagem de texto). "Isso mostra que serviços que oferecem interatividade e sociabilização têm grande apelo junto aos jovens", afirma. O executivo ressalta, porém, que não se pode concluir apressadamente que esta é a única fatia dos internautas que importa. "Cerca de 57% dos usuários têm acima de 25 anos", diz.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Zuckerberg critica falta de inovação da Apple: "Não sei se estão vendendo mais iPhones"

O Capitão América está diferente: Mark Zuckerberg se apresenta como herói da democracia

Os novos amigos do presidente: as razões que uniram as big techs a Trump

Pin People lança ferramenta para ajudar empresas a interpretar sentimentos dos colaboradores