Tecnologia

Brasil repudia proibição de sobrevoo de avião de Morales

Brasília – O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, conversou hoje (3), por telefone, com o chanceler da Bolívia, David Choquehanca, e expressou o repúdio...

Antonio Patriota (Reprodução)

Antonio Patriota (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de setembro de 2013 às 13h28.

Brasília – O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, conversou hoje (3), por telefone, com o chanceler da Bolívia, David Choquehanca, e expressou o repúdio do Brasil ao incidente com o avião do presidente boliviano Evo Morales, proibido de sobrevoar o o espaço aéreo de Portugal, da França, da Itália e da Espanha na noite de ontem (2).

Patriota classificou de arrogante a atitude e disse que a negativa dos países em autorizar o sobrevoo causou surpresa, por não estar de acordo práticas internacionais consagradas.

O chanceler brasileiro informou ao ministro boliviano que o Palácio do Planalto deve emitir uma nota com manifestação sobre o incidente. Choquehanca agradeceu o apoio do Brasil e da União de Nações Sul-Americanas (Unasul).

Segundo informações do Ministério das Relações Exteriores, o Brasil irá atuar em cooperação com os países da Unasul nas decisões que serão tomadas em relação ao ocorrido.

A Bolívia já anunciou que vai denunciar Portugal, Espanha, França e Itália na Comissão dos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) por terem fechado o espaço aéreo ao avião do presidente Evo Morales.

O presidente boliviano voltava de uma viagem a Moscou, quando foi obrigado a uma escala forçada de 13 horas em Viena, depois de vários países europeus terem fechado o espaço aéreo ao avião presidencial por suspeitarem que o ex-consultor da CIA, a agência de inteligência dos Estados Unidos, Edward Snowden estava a bordo. Snowden é acusado de traição aos Estados Unidos.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilCrises em empresasINFOEdward Snowden

Mais de Tecnologia

Smartphones chineses ficam mais caros após alta dos chips de memória

Maior fabricante de chips mobile, Mediatek, une forças com a TSMC e Intel

BYD lança chip próprio para carros autônomos e desafia a Nvidia na corrida dos EVs

Wiv mira R$ 20 milhões em um ano ao vender IA para conversas de empresas