EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h41.
O mercado brasileiro de software e serviços de tecnologia encerrou o ano de 2007 em 11,12 bilhões de dólares, ocupando a 12ª posição no ranking mundial, revelou a pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes).
O resultado representa crescimento de 22,3% no volume movimentado e ascensão de uma posição no ranking global na comparação com o ano passado. Comparando com 2004, quando o país chegou a 5,98 bilhões de dólares nesse segmento, o crescimento foi de quase 86%. Entretanto, o Brasil ainda aparece com participação tímida de 1,6% do mercado mundial.
Os Estados Unidos representam o principal mercado do mundo em software e serviços, movimentando 315 bilhões de dólares e com 41,6% de participação. Japão, Reino Unido ocupam, respectivamente, as segunda, terceira e quarta posições. A China aparece na 11ª colocação, com 11,5 bilhões de dólares.
Na divisão por segmento, os software representaram 4,19 bilhões de dólares do mercado interno brasileiro e os serviços, 6,93 bilhões de dólares. Quase 50% da demanda, revela o estudo, são procedentes dos setores financeiro e industrial, seguidos por serviços, comércio, governo e agroindústria.
A pesquisa mostrou ainda crescimento no volume de software desenvolvido no Brasil. Segundo a Abes, a participação dos programas de computador criados no país atingiu 33,6% do total do mercado, confirmando a tendência de crescimento apontada desde 2004. A participação dos programas desenvolvidos no país deve ultrapassar 40% até o final da década, diz a instituição.
Em um raio-x do mercado, a Abes revelou também que hoje existem 7.937 empresas dedicadas ao desenvolvimento, produção e distribuição de software, além de prestação de serviços. Entre as que atuam no desenvolvimento e produção de software, 94% são classificadas como micro e pequenas empresas.