Brasil comprará em abril laptops de US$ 100
Governo também estuda uso do ClassMate PC, da Intel, e de notebooks convencionais em projetos de inclusão digital
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h24.
O Governo Federal anunciará em abril quantos laptops de 100 dólares vai encomendar à OLPC.
A informação foi divulgada pela Secretaria Especial da Presidência, órgão que organiza os projetos de inclusão digital no país. Até abril, a Secretaria monitora testes realizados com diversas plataformas em vários municípios brasileiros.
Além do laptop da OLPC, a Secretaria avalia o ClassMate PC, da Intel, e o uso de notebooks convencionais em projetos de inclusão digital e o de computadores na sala de aula.
A expectativa da OLPC é que o Brasil confirme o pedido de um milhão de máquinas acertado informalmente com a organização. Mesmo efetuando o pedido em abril, o Brasil só receberá os laptops em larga escala no segundo semestre deste ano.
A OLPC pediu à Quanta, fabricante chinesa responsável pela produção do laptop, que retarde a produção em massa dos computadores até que ajustes finais de hardware possam ser implementados no projeto.
Além do Brasil, Argentina, Líbia, Nigéria e Tailândia devem confirmar os pedidos de laptop à OLPC ainda este ano.
Em sua última visita ao Brasil, no final de 2006, o coordenador da OLPC Nicholas Negroponte afirmou que não possui contrato assinado com o governo brasileiro, "mas não vejo nenhuma possibilidade de o Brasil ficar fora desta iniciativa", disse Negroponte.