Tecnologia

Boeing revela protótipo elétrico não tripulado para carga

O CAV foi projetado e construído em menos de três meses e é alimentado por um sistema de propulsão elétrica capaz de transportar até 227 quilos

Boeing CAV: "Nosso novo protótipo apresenta novas possibilidades para entrega autônoma de carga" (Boeing/Reprodução)

Boeing CAV: "Nosso novo protótipo apresenta novas possibilidades para entrega autônoma de carga" (Boeing/Reprodução)

R

Reuters

Publicado em 10 de janeiro de 2018 às 19h12.

A Boeing divulgou nesta quarta-feira um protótipo de um veículo aéreo de carga não tripulado e elétrico, de decolagem e pouso verticais, que a fabricante disse que será usado para testar sua tecnologia de navegação autônoma.

O CAV, sigla em inglês para veículo aério de carga, foi projetado e construído em menos de três meses e é alimentado por um sistema de propulsão elétrica capaz de transportar até 227 quilos, disse a Boeing.

"Nosso novo protótipo apresenta novas possibilidades para entrega autônoma de carga, logística e outras aplicações de transporte", disse Steve Nordlund, vice-presidente da Boeing HorizonX, a unidade que desenvolveu o CAV.

O desenvolvimento da Boeing no sistema de propulsão elétrica acontece à medida que se intensifica a corrida para a criação de tecnologia de bateria e motores elétricos que reduzam os custos de voo.

Airbus, Rolls-Royce e Siemens se uniram em novembro para desenvolver um motor elétrico híbrido, com a Airbus responsável pela arquitetura de controle do sistema de propulsão e baterias.

Em outubro, uma startup de Seattle - financiada pelas unidades de capital de risco da Boeing e da companhia aérea JetBlue Airways - anunciou planos para levar uma pequena aeronave elétrica híbrida para o mercado até 2022.

yt thumbnail
Acompanhe tudo sobre:BoeingEnergia elétricaTransporte e logística

Mais de Tecnologia

Luxo em Dubai e IA no Texas: como Hussain Sajwani virou o homem de Trump no Oriente Médio

Secom critica decisão de Zuckerberg de remover checagem de fatos dos serviços Meta

CES 2025 bate recorde com mais de 1,3 mil expositores chineses

Nvidia revela menor supercomputador de IA do mundo na CES 2025